Predictores de Sufrimiento Psicológico de los Profesionales de la Salud Pública durante la COVID-19

Autores/as

Resumen

El objetivo fue identificar el poder predictivo de factores psicosociales en el trabajo (conflicto trabajo-familia, acoso moral, estrés laboral) de variables sociodemográficas y de salud para el desenlace de sufrimiento psicológico en profesionales que trabajaron en salud pública durante la pandemia. Este es un estudio cuantitativo, con 478 trabajadores de salud pública durante la pandemia de COVID-19. Los instrumentos, a seguir fueron aplicados de forma on-line: fichas sociodemográficas y de salud; cuestionario sobre factores psicosociales en el trabajo; Escala de Conflicto Trabajo-Familia; y Clinical Outcome Routine Evaluation- Outcome Measures (CORE-OM). Los datos se analizaron mediante regresión lineal múltiple. El conflicto trabajo-familia fue el principal predictor de sufrimiento psíquico, seguido del acoso moral, la interacción familia-trabajo y el diagnóstico psiquiátrico/psicológico previo, que, en conjunto, predijeron 37,8% del sufrimiento psicológico en la muestra. Cabe señalar que la pandemia puede haber contribuido al agravamiento de los síntomas existentes. Estos factores psicosociales, en particular el conflicto familia-trabajo, deben ser considerados al planificar intervenciones dirigidas a promover la salud mental.

Palabras clave: COVID-19, personal de salud, salud del trabajador.

Biografía del autor/a

Janine Kieling Monteiro, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Brasil

Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Júlia Consoli, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Brasil

Bolsista de iniciação científica voluntária do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, graduanda em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Kaell Judá Sesterheim da Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Brasil

Bolsista CAPES no mestrado do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, possui graduação em Psicologia e é especializando em Psicanálise e Prática Clínica, pela Universidade Feevale.

Kamila Nunes Pires, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Brasil

Especializanda em Psicologia Clínica pela Instituição de Ensino Faculdade Dom Alberto. É aluna especial no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Bacharel em Psicologia  pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Laura Cunha da Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Brasil

Bolsista de iniciação científica FAPERGS do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, graduanda em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Marina Guerin, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Brasil

Graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, docente no Programa Jovem Aprendiz no SENAC/RS.

Vanessa Ruffatto Gregoviski, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Brasil

Bolsista CAPES no doutorado do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É bacharel em Psicologia, especialista em Residência Multiprofissional em Saúde Mental e mestre em Psicologia Clínica.

Murilo Ricardo Zibetti, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Brasil

Professor na Graduação e na Pós-Graduação em Psicologia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos,  possui graduação, mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Fernanda Barcellos Serralta, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Brasil

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ, possui graduação e mestrado em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e doutorado em Ciências Médicas: Psiquiatria na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora convidada no Estudos Integrados em Psicoterapia Psicanalítica e membro da Society for Psychotherapy Research e da Rede Latinoamericana de Pesquisa em Psicoterapia.

Publicado

2023-07-01