Teletrabalho Compulsório de Professores Universitários: Qualidade de Vida, Suporte Organizacional e Saúde Mental

Autores

Resumo

Essa pesquisa tem como principal objetivo analisar associações e o impacto entre os níveis de qualidade de vida, saúde mental e percepção de suporte organizacional no teletrabalho compulsório de professores universitários de uma instituição pública do Amazonas. O método de natureza quantitativa envolveu a aplicação remota de um questionário sociodemográfico, da Escala de Qualidade de Vida no Teletrabalho compulsório, da Escala de Saúde Mental no teletrabalho compulsório e da Escala de Suporte Organizacional no teletrabalho compulsório em 84 participantes, selecionados por conveniência. Os resultados sugerem que o suporte organizacional impactou significativamente quatro dimensões da qualidade de vida no teletrabalho compulsório e também a saúde mental. Sugere-se que as organizações implementem políticas e ações institucionais que forneçam o devido suporte organizacional e que promovam a qualidade de vida no trabalho e saúde mental.

Palavras-chave: qualidade de vida no trabalho, suporte organizacional, saúde mental.

Biografia do Autor

Maria Carollina Padilha Montenegro Reis , Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Pioneiro, MS, Brasil

Doutoranda em Administração pela UFMS, Mestre em Psicologia pela UFAM e formada em administração pela UFPE. 

Ronaldo Gomes-Souza, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, AM, Brasil

Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em psicologia; especialização em Docência no Ensino Superior, MBA em Gestão de Recursos Humanos, Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PUC-Goiás) e Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB), com pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP). É professor, pesquisador e extensionista na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), lotado na Faculdade de Psicologia e credenciado enquanto professor permanente no Programa de Pós-graduação em Psicologia

Maria Júlia Pantoja , Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil

Professora da Universidade de Brasília (UnB) no Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública. Possui Doutorado e Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (UnB).

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Publicado

2024-08-15

Edição

Seção

Estudos empíricos