Sintomas de depressão, ansiedade e estresse entre servidores públicos federais brasileiros: uma revisão de escopo
Resumo
Problemas de saúde mental são uma das principais causas de afastamento do trabalho, afetando trabalhadores e a economia. Este estudo teve como objetivo mapear e sintetizar as características metodológicas e os tipos de evidências disponíveis em estudos sobre sintomas de depressão, ansiedade e estresse entre servidores públicos federais brasileiros. Foi realizada uma revisão de escopo baseada no PRISMA-ScR, com buscas em seis bases de artigos e duas de teses e dissertações. Foram identificados 840 estudos, dos quais 19 foram incluídos na análise qualitativa. A maioria dos estudos era de levantamento e os achados indicaram altas prevalências de sintomas psicológicos entre servidores federais, com variação de 8,9% a 73,2%. Apenas quatro estudos avaliaram intervenções, evidenciando a escassez de estratégias para esse público. Destaca-se a necessidade de ampliação de estudos experimentais e desenvolvimento de políticas públicas para mitigar impactos negativos para a saúde mental no ambiente de trabalho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todas as opiniões emitidas nos manuscritos são de inteira responsabilidade da(o) autor(a). Ao submeterem seu manuscrito à rPOT, a(o) autor(a) assume que, uma vez aceito, o artigo passa a ser de propriedade da revista, não podendo ser reproduzido sem o consentimento desta, o qual será dado, a pedido do(a) primeiro autor(a), por escrito com assinatura Gov.br.
Textos que contiverem partes extraídas de outras publicações deverão, necessariamente, obedecer ao limite de 500 palavras para não caracterizar plágio, ou auto-plágio, ou então para não ferir o princípio da originalidade. Recomenda-se extremo cuidado em reproduzir figuras, tabelas e outros recursos extraídos de trabalhos de terceiros. No caso de ser imprescindível, sua publicação só será aceita pela revista no caso de vir acompanhada de carta de autorização do(a) autor(a) detentor(a) do trabalho original.