Características psicométricas da Escala de Liderança Servidora
Palavras-chave:
estilo de liderança, validade estatística, psicometriaResumo
O líder servidor pode ser visto como alguém motivado por um sentimento de servir sua equipe que vai além dos seus próprios interesses. O estudo teve como objetivo adaptar e reunir evidências iniciais de validade de estrutura interna e de relações com outras variáveis da Escala de Liderança Servidora. A amostra foi composta por 432 trabalhadores brasileiros de ambos os sexos (54,6% do sexo masculino). Na verificação da validade de estrutura interna da escala foram testados três modelos, mediante a análise fatorial confirmatória, sendo que o modelo ajustado de oito fatores correlacionados foi o que apresentou melhores índices de ajuste. Na relação com outras variáveis, a maioria das dimensões de liderança servidora apresentou correlações com a liderança autêntica, com o engajamento laboral e com o comprometimento organizacional afetivo. As evidencias iniciais de validade presentemente obtidas recomendam o uso futuro da escala em investigações brasileiras.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.