Estudo de Validação da Escala de Autoeficácia para Psicólogos em Contexto Escolar

Autores

  • Solange Ester Koehler Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha- IFFar Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida- ISPA

Palavras-chave:

psicólogos escolares, escola, construção do teste

Resumo

Este estudo teve como objetivo a construção e a validação de uma escala de avaliação de autoeficácia para psicólogos que atuam em contexto escolar, a partir da Teoria Social Cognitiva, que explica o comportamento humano através da proatividade, da autorregulação e da auto-organização. Considerando a inexistência de instrumentos de autoeficácia ocupacional direcionada a esses profissionais em contexto escolar, este estudo procurou criar um instrumento (Escala de Autoeficácia para Psicólogos em Contexto Escolar - EAPsi) e, também, avaliar as suas qualidades psicométricas. Participaram da pesquisa 205 psicólogos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, sendo 80% do gênero feminino, com idade média de 35 anos. Os resultados da análise fatorial exploratória indicaram que, a EAPsi, formada por 25 itens, apresenta 6 dimensões: autoeficácia profissional; autoeficácia com equipe gestora; autoeficácia com famílias; autoeficácia com equipe multidisciplinar; autoeficácia com instrumentos de avaliação psicológica e autoeficácia com avaliação psicológica. A escala apresentou excelente consistência interna e boas características psicométricas.  

Biografia do Autor

Solange Ester Koehler, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha- IFFar Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida- ISPA

Solange Ester Koehler Psicóloga do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Farroupilha, Doutoranda em Psicologia da Educação pelo ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida - Lisboa - Portugal. E-mail: solangeester@hotmail.com

Lourdes Mata Graduada em Psicologia Educacional pelo ISPA e com o doutoramento em Estudos da Criança pela Universidade do Minho. É Professora Auxiliar no ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida – Portugal. É também membro do Centro de Investigação em Educação (CIE-ISPA). E-mail: lmata@ispa.pt.

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Publicado

2019-07-02

Como Citar

Koehler, S. E. (2019). Estudo de Validação da Escala de Autoeficácia para Psicólogos em Contexto Escolar. Avaliação Psicológica, 18(3). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/17297

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

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