Funções Executivas: Correlação entre dois inventários e desempenho acadêmico em matemática

Autores

  • Cristiane Marx Flor Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Ana Paula Soares Campos Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Suzete Araujo Aguas Maia Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Alessandra Gotuzo Seabra Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

funções executivas, BRIEF, IFERA-I, matemática.

Resumo

Diante da importância das funções executivas para o desempenho escolar, investigou-se a associação entre notas na disciplina de matemática e desempenhos em funções executivas, conforme relato de pais e professores de alunos do 5o ano, nos instrumentos BRIEF e IFERA-I. Participaram do estudo pais/responsáveis e professores de 47 crianças, com idade entre 10 e 11 anos, de uma escola particular do estado de São Paulo. Houve correlação negativa significativa entre notas na disciplina de matemática e avaliações de pais e professores no BRIEF e IFERA-I, sendo que o BRIEF apresentou maiores correlações que o IFERA-I. Respostas dos professores apresentaram correlações mais altas com desempenho matemático do que as dos pais em todas as escalas, exceto na organização de materiais do BRIEF, e os pais relataram mais dificuldades do que os professores. Os resultados corroboram a associação entre funções executivas e matemática, bem como a importância de múltiplos informantes.

Publicado

2020-06-02

Como Citar

Flor, C. M., Campos, A. P. S., Aguas Maia, S. A., & Seabra, A. G. (2020). Funções Executivas: Correlação entre dois inventários e desempenho acadêmico em matemática. Avaliação Psicológica, 19(3). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/15546

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

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