Produção de metáforas, pensamento divergente figural e verbal: Relação entre criatividade, escolaridade e desempenho em Artes e Tecnologia

Authors

  • Ana Paula David Universidade do Minho
  • Maria de Fátima Morais Universidade do Minho
  • Ricardo Primi Universidade São Francisco
  • Fabiano Koich Miguel Universidade Estadual de Londrina

Keywords:

criatividade, escolarização, produção de metáforas, avaliação psicológica.

Abstract

Esta pesquisa objetivou estudar as competências criativas no contexto educativo. Foram avaliados 193 alunos de escolas secundárias de Portugal, em relação a: mesmo ano de escolaridade e áreas curriculares diferentes (Artes Visuais - AV; Ciências e Tecnologias - CT); mesma área curricular e anos de escolaridade diferentes (10º e 12º); relacionamento entre aproveitamento escolar e competências criativas nos diferentes anos e áreas. A avaliação foi realizada com Torrance Tests of Creative Thinking e Teste de Criação de Metáforas. Foram constatadas diferenças significativas, com superioridade para o 12º ano e AV. Tomando a área curricular, encontraram-se correlações significativas entre sucesso escolar e desempenho em construção de metáforas e fluência, particularmente em CT. Outros resultados são discutidos no texto. Os resultados podem sugerir participação da escola no desenvolvimento da criatividade nos alunos e sua valorização acadêmica. Porém, alguns questionamentos podem ser levantados na relação da criatividade com o desempenho escolar, sobretudo tomando diferentes áreas e até disciplinas diferentes na mesma área.

Author Biographies

Ana Paula David, Universidade do Minho

Ana Paula David, Mestrado em Ciências da Educação

Maria de Fátima Morais, Universidade do Minho

Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho

Ricardo Primi, Universidade São Francisco

Professor associado do programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade São Francisco.

Fabiano Koich Miguel, Universidade Estadual de Londrina

Universidade Estadual de Londrina

Published

2016-09-19

How to Cite

David, A. P., Morais, M. de F., Primi, R., & Miguel, F. K. (2016). Produção de metáforas, pensamento divergente figural e verbal: Relação entre criatividade, escolaridade e desempenho em Artes e Tecnologia. Avaliação Psicológica, 12(2). Retrieved from https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/8450

Issue

Section

Estudo Teórico

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

<< < 1 2 

You may also start an advanced similarity search for this article.