Construção da escala de estratégias de estimulação do autoconceito acadêmico

Autores/as

  • KARLA LOBOS UNIVERSIDAD SANTO TOMAS
  • CLAUDIO BUSTOS UNIVERSIDAD DE CONCEPCION
  • ALEJANDRO DIAZ UNVERSIDAD DE CONCEPCION
  • FABIOLA SAEZ UNIVERSIDAD DE CONCEPCION

Palabras clave:

interação professor-aluno, autoconceito, construção de teste, psicologia educacional

Resumen

Elaborou-se e avaliou-se o comportamento psicométrico de uma escala de estratégias de estimulação do autoconceito acadêmico associada a comportamentos observáveis da interação professor-aluno. O estudo contou com a participação de 819 alunos do ensino fundamental de 16 escolas de alta vulnerabilidade social na cidade chilena de Concepción. A escala foi construída após uma revisão teórica, a aplicação de dois pilotos com os alunos e uma validação interjuízes. Os resultados de  uma análise exploratória indicam que a escala final, com 15 perguntas, tem uma estrutura de três fatores de primeira ordem (estratégias de capacidade, de procedimentos de trabalho e de participação), que explicam 66% da variância, com um fator de segunda ordem com um ômega hierárquico de 0,89. Esta estrutura é corroborada por uma análise fatorial confirmatória. Observa-se validade concorrente com a subescala de autoestima escolar do Inventário de Autoestima de Coopersmith.

Biografía del autor/a

  • KARLA LOBOS, UNIVERSIDAD SANTO TOMAS

    Coordinadora Area Psicología Educacional.

    Departamento de Psicología

    Universidad Santo Tomás. Chile.

  • CLAUDIO BUSTOS, UNIVERSIDAD DE CONCEPCION

    DOCENTE

    DEPARTAMENTO DE PSIQUIATRIA Y SALUD MENTAL

    FACULTAD DE MEDICINA

    UNIVERSIDAD DE CONCEPCION

  • ALEJANDRO DIAZ, UNVERSIDAD DE CONCEPCION

    DIRECTOR DOCTORADO EN PSICOLOGIA

    DEPARTAMENTO DE PSICOLOGÍA

    FACULTAD DE CIENCIAS SOCIALES

  • FABIOLA SAEZ, UNIVERSIDAD DE CONCEPCION

    DOCENTE

    DEPRATAMENTO DE PSICOLOGIA

    FACULTAD DE CIENCIAS SOCIALES

    UNIVERSIDAD DE CONCEPCION

Publicado

2018-04-15

Número

Sección

Relato de Pesquisa

Cómo citar

Construção da escala de estratégias de estimulação do autoconceito acadêmico. (2018). Avaliação Psicológica, 17(2). https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/14125

Artículos similares

1-10 de 326

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.