Intenção Empreendedora em Estudantes Universitários. Adaptação e Validação de um Questionário (QIE)

Autores/as

  • Belkis Maria Fonseca universidade Portucalense

Palabras clave:

Empreendimento, Transição para o Trabalho, validação de questionário, atitudes, autoeficácia.

Resumen

O objetivo deste artigo é a validação do Questionário sobre a Intenção Empreendedora (QIE) em Portugal. Este questionário foi desenvolvido e validado em Espanha, tendo sido posteriormente validado em outros países e idiomas. O QIE se enquadra na Teoria da Ação Planificada (TAP; Ajzen, 1991), traduzindo-se no modelo mais amplamente utilizado para prever as intenções empreendedoras. A TAP constitui um marco teórico coerente e de aplicação geral que permite compreender e prever as intenções empreendedoras, tendo em consideração não só os factores pessoais mas também sociais. Neste estudo de validação participaram 326 estudantes de várias universidades do norte de Portugal. Os resultados do modelo de factores estruturais confirmam que o QIE tem uma alta fiabilidade e validade preditiva sobre a intenção empreendedora e que é uma escala aplicável ao contexto Português.

Biografía del autor/a

Belkis Maria Fonseca, universidade Portucalense

Assistente Investigadora da Universidade Portucalense Infante D. Henrique, Porto, Portugal.

Publicado

2016-10-17

Cómo citar

Fonseca, B. M. (2016). Intenção Empreendedora em Estudantes Universitários. Adaptação e Validação de um Questionário (QIE). Avaliação Psicológica, 14(2). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/10761

Número

Sección

Estudo Teórico

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