Desenvolvimento do Subteste de Escrita do Teste de Desempenho Escolar II

Autores/as

  • Marcia Lima Athayde Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

desempenho escolar, escrita, Psicometria, teoria de resposta ao item

Resumen

Este estudo teve como objetivo o desenvolvimento do Subteste de Escrita da segunda edição do Teste de Desempenho Escolar (TDE-II). O estudo envolveu a construção de itens, análise de juízes e uma testagem empírica. Contou com a participação de 684 estudantes de 1º a 9º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Porto Alegre/RS. O Subteste foi dividido em duas versões: para estudantes de 1º a 4º ano e para 5º a 9º ano. A análise fatorial apontou um fator explicando 71% (versão A) e 56% (versão B) da variância dos dados. A Teoria de Resposta ao Item (TRI) mostrou níveis de discriminação e dificuldade dos itens adequados para mensurar o construto. Os resultados revelaram evidências de validade de conteúdo, construto e fidedignidade. O Subteste de Escrita apresenta-se com boas propriedades psicométricas para avaliação da escrita ao longo do Ensino Fundamental.

Biografía del autor/a

Marcia Lima Athayde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Fonoaudióloga da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Publicado

2016-10-26

Cómo citar

Athayde, M. L. (2016). Desenvolvimento do Subteste de Escrita do Teste de Desempenho Escolar II. Avaliação Psicológica, 15(3). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/11833

Número

Sección

Relato de Pesquisa

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