Proposta de uma Forma Reduzida do WISC-IV para Avaliação Intelectual de Surdos

Autores/as

  • Tharso de Souza Meyer
  • Vera L. M. de Figueiredo

Palabras clave:

WISC-IV, Surdos, Inteligência, Adaptação Transcultural, Forma Reduzida.

Resumen

Todo instrumento de avaliação deve ser revisado e adaptado quando utilizado em uma população diferente daquela para a qual foi padronizado. Este artigo apresenta os procedimentos teóricos do processo de adaptação de uma Forma Reduzida do teste WISC-IV para surdos. Objetivando uma avaliação mais rápida, porém representativa do modelo quadrifatorial do teste, foram selecionados oito subtestes: Vocabulário, Semelhanças, Cubos, Raciocínio Matricial, Código, Procurar Símbolos, Dígitos e Sequência de Números e Letras. As instruções e os itens foram traduzidos para Libras e a versão inicial foi apresentada à peritos na cultura surda e testada em oito alunos surdos. A forma experimental resultou em inclusão e exclusão de itens, inserção de ilustrações e itens de exemplos e, ainda, algumas modificações no processo de aplicação dos subtestes, atendendo as especificidades da cultura surda. Após os ajustes necessários, a versão experimental foi administrada em uma amostra mais ampla para a realização das analises psicométricas. 

Publicado

2018-06-15

Cómo citar

Meyer, T. de S., & Figueiredo, V. L. M. de. (2018). Proposta de uma Forma Reduzida do WISC-IV para Avaliação Intelectual de Surdos. Avaliação Psicológica, 16(3). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/12534

Número

Sección

Relato de Pesquisa