Escala de Estilos de Aprendizagem em Situações de Uso de Tecnologias: estrutura interna

Autores/as

  • Rodrigo Hipólito Roza Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Tatiana de Cássia Nakano Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Solange Muglia Wechsler Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Ricardo Primi Universidade São Francisco

Palabras clave:

estilo de aprendizagem, tecnologia da informação e comunicação, avaliação psicológica, análise fatorial, estrutura interna

Resumen

Com a finalidade de buscar evidências de validade baseadas na estrutura interna da Escala de Estilos de Aprendizagem em Situações de Uso de Tecnologias, 378 estudantes universitários, provenientes de diferentes instituições de ensino superior e oito cursos, responderam ao instrumento. A aplicação da Análise Fatorial Exploratória, baseada na matriz de correlações tetracóricas dos itens, permitiu a identificação de quatro fatores: Teórico-Reflexivo, Pragmático, Ativo Individual, Ativo Interpessoal. A precisão da escala também foi estimada, por meio do Alfa de Cronbach. Os valores oscilaram entre 0,70 e 0,80, tendo sido considerados adequados. Novos estudos de investigação das qualidades psicométricas da escala são recomendados. 

Publicado

2018-04-15

Cómo citar

Roza, R. H., Nakano, T. de C., Wechsler, S. M., & Primi, R. (2018). Escala de Estilos de Aprendizagem em Situações de Uso de Tecnologias: estrutura interna. Avaliação Psicológica, 17(2). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/14184

Número

Sección

Relato de Pesquisa

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