Inventário de Crenças de Carreira e Empregabilidade

Autores/as

Palabras clave:

Crenças de carreira, Empregabilidade, Transições de carreira

Resumen

O presente trabalho reporta o desenvolvimento do Inventário de Crenças de Carreira e Empregabilidade que permite avaliar crenças facilitadoras de comportamentos e atitudes adaptativos dos indivíduos face a transições de carreira. O ICEB tem 38 itens e 6 escalas:  Esforço/Realização, Proatividade/Iniciativa, Flexibilidade/Abertura às mudanças, Aceitação de desafios/Riscos, Otimismo e Autonomia. São apresentadas as etapas de construção e os dados referentes às características psicométricas do instrumento, com uma amostra de 395 estudantes, 206 do sexo masculino e 189 do sexo feminino, entre os 18 e os 26 anos com média etária de 21,21 anos.

 Os índices de consistência interna e os indicadores de validade são satisfatórios, posicionando o ICEB como um instrumento promissor, podendo fundamentar intervenções vocacionais que visem facilitar transições na carreira.

Biografía del autor/a

Alexandra Figueiredo Barros, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia

Alexandra Barros  é professora, investigadora e subdiretora da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, com as especialidades de  Psicologia da Educação e de Psicologia das Organizações e Recursos Humanos, reconhecidas pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Tem publicado e revisto capítulos e artigos em livros e revistas nacionais e internacionais e participado em projetos de investigação. Tem orientado teses de mestrado e de doutoramento na Faculdade onde leciona e tem supervisionado estágios de psicólogos em contextos educativos e empresariais.

Publicado

2020-04-01

Cómo citar

Barros, A. F. (2020). Inventário de Crenças de Carreira e Empregabilidade. Avaliação Psicológica, 19(1). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/16140

Número

Sección

Relato de Pesquisa

Artículos similares

<< < 1 2 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.