Avaliação de Processos de Orientação Profissional e de Carreira: Problemas e Possibilidades
Palavras-chave:
Orientação vocacional, Avaliação de processos, avaliação psicológicaResumo
Este artigo tem como objetivo discutir a avaliação de resultados de processo em Orientação Profissional (OPC) com uma síntese de pesquisas sobre a temática no contexto nacional e internacional. Efetuou-se uma busca por artigos de pesquisa indexados em bases do Portal Periódicos da CAPES, SciELO e PePSIC, delimitando o período de 2011 a 2015 para os artigos estrangeiros e sem limite de tempo para os nacionais. Foram selecionados sete artigos estrangeiros e sete artigos brasileiros e a análise aconteceu em categorias de acordo com o foco da avaliação utilizada. Verificou-se que a avaliação de Processos em OPC não tem sido uma prática comum entre os orientadores e que não há um consenso na área sobre como efetuar tal procedimento. Apesar das limitações, há possibilidades para realizar avaliações que colaborem para o aperfeiçoamento das práticas em OPC, contribuindo para a oferta de serviços mais eficazes e para o crescimento científico da área.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.