Avaliação de Processos de Orientação Profissional e de Carreira: Problemas e Possibilidades

Autores/as

  • Rodolfo A. M Ambiel Universidade São Francisco
  • Leonardo de Oliveira Barros Universidade São Francisco
  • Edson C. Pereira Universidade São Francisco
  • Lucilene Tofoli Universidade São Francisco
  • Aline Bacan Universidade São Francisco

Palabras clave:

Orientação vocacional, Avaliação de processos, avaliação psicológica

Resumen

Este artigo tem como objetivo discutir a avaliação de resultados de processo em Orientação Profissional (OPC) com uma síntese de pesquisas sobre a temática no contexto nacional e internacional. Efetuou-se uma busca por artigos de pesquisa indexados em bases do Portal Periódicos da CAPES,  SciELO e PePSIC,  delimitando o período de 2011 a 2015 para os artigos estrangeiros e sem limite de tempo para os nacionais.  Foram selecionados sete artigos estrangeiros e sete artigos brasileiros e a análise aconteceu em categorias de acordo com o foco da avaliação utilizada. Verificou-se que a avaliação de Processos em OPC não tem sido uma prática comum entre os orientadores e que não há um consenso na área sobre como efetuar tal procedimento. Apesar das limitações, há possibilidades para realizar avaliações que colaborem para o aperfeiçoamento das práticas em OPC, contribuindo para a oferta de serviços mais eficazes e para o crescimento científico da área.

Biografía del autor/a

  • Rodolfo A. M Ambiel, Universidade São Francisco

    Psicólogo, Doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco e Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco.

  • Leonardo de Oliveira Barros, Universidade São Francisco
    Psicólogo, mestrando em Psicologia pela Universidade São Francisco. Bolsista CAPES.
  • Edson C. Pereira, Universidade São Francisco
    Psicólogo, mestrando em Psicologia pela Universidade São Francisco.
  • Lucilene Tofoli, Universidade São Francisco
    Psicóloga, mestranda em Psicologia pela Universidade São Francisco.
  • Aline Bacan, Universidade São Francisco

    Graduada em Administração, mestranda em Psicologia pela Universidade São Francisco.

Publicado

2017-04-15

Número

Sección

Artigo de Revisão

Cómo citar

Avaliação de Processos de Orientação Profissional e de Carreira: Problemas e Possibilidades. (2017). Avaliação Psicológica, 16(2). https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/12233

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