Palavras-chave:
maternidade, luto, hospital, equipe multidisciplinar
Resumo
O processo de elaboração do luto é de extrema complexidade, principalmente quando relacionado à perda de um filho. O presente trabalho objetivou identificar os principais sentimentos e fatores sociais que podem influenciar durante a elaboração do luto antecipatório materno. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura nacional, por meio de consulta as bases de dados virtuais: Biblioteca Virtual em Saúde (Bvs) Scielo e Pepsic. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos, restaram 5 artigos para análise. Os resultados indicam que os principais sentimentos despertados durante a elaboração do luto materno foram à tristeza (n = 4), culpa e frustração (n = 3). Também foi constatado que o apoio da família e da equipe multiprofissional hospitalar são os principais fatores sociais associados à elaboração do luto materno.
Biografia do Autor
-
Luisa Bento Bisotto, PUCRS
Atualmente é formanda do curso de psicologia da PUCRS. Realizou estágio de clínica psicológica na área hospitalar, com ênfase na maternidade.
-
Nicolas de Oliveira Cardoso, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Psicólogo (ULBRA/2017), mestre em psicologia clínica (PUCRS/2019). Atualmente é doutorando em psicologia clínica no grupo de Avaliação em Bem-estar e Saúde Mental da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, coordenado pelo Prof. Dr. Wagner de Lara Machado. Possui experiência acadêmica nos seguintes temas: Coping, Estigma, Envelhecimento, Intervenções Tecnológicas, Neuropsicologia, Jogos Eletrônicos, Reserva Cognitiva, Revisões Integrativas e Sistemáticas.
-
Irani Iracema de Lima Argimon, PUCRS
Psicóloga (PUCRS, 1979), Mestre em Educação (PUCRS, 1997) e Doutora em Psicologia (PUCRS, 2002). Atualmente é Professora Titular e coordenadora do programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Avaliação e Intervenção no Ciclo Vital, do PPGP da PUCRS desde 2004. Também é Professora Titular do Pós-Graduação do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS.