Compreensões Gestálticas E Gestaltpedagógicas Sobre o Autismo
DOI:
https://doi.org/10.26823/nufen.v13i1.19947Palavras-chave:
Autismo, TEA, Gestalt-terapia, Gestaltpedagogia, InclusãoResumo
Com este artigo apresenta-se aos professores e todos os que estão interessados e comprometidos com a inclusão da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), considerações envolvendo conceitos da Gestaltpedagogia e Gestalt-terapia que contribuem com a efetivação deste processo, levando educadores a refletir sobre a importância de seu desenvolvimento pessoal e de sua visão de homem, o que refletirá em sua relação com o aluno. Relação esta que é figura e não fundo, no processo educacional.A educação e a inclusão são analisadas de forma ampla com o objetivo de compreender que acontecem além dos limites da escola. Para o entendimento do conceito TEA, é traçado um breve histórico do surgimento do termo autismo até os dias atuais. São abordados aspectos referentes à Educação Especial dentro de um contexto inclusivo, eventos e leis que foram fundamentais para que a busca pela inclusão aconteça.