Compreensões Gestálticas E Gestaltpedagógicas Sobre o Autismo

Autores

  • Andréa Maria Blaskowski Demeterko
  • Francisco Carlos Somavilla

DOI:

https://doi.org/10.26823/nufen.v13i1.19947

Palavras-chave:

Autismo, TEA, Gestalt-terapia, Gestaltpedagogia, Inclusão

Resumo

Com este artigo apresenta-se aos professores e todos os que estão interessados e comprometidos com a inclusão da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), considerações envolvendo conceitos da Gestaltpedagogia e Gestalt-terapia que contribuem com a efetivação deste processo, levando educadores a refletir sobre a importância de seu desenvolvimento pessoal e de sua visão de homem, o que refletirá em sua relação com o aluno. Relação esta que é figura e não fundo, no processo educacional.A educação e a inclusão são analisadas de forma ampla com o objetivo de compreender que acontecem além dos limites da escola.  Para o entendimento do conceito TEA, é traçado um breve histórico do surgimento do termo autismo até os dias atuais. São abordados aspectos referentes à Educação Especial dentro de um contexto inclusivo, eventos e leis que foram fundamentais para que a busca pela inclusão aconteça.

Biografia do Autor

Andréa Maria Blaskowski Demeterko

Psicóloga. Gestalt-terapeuta. Pedagoga. Pós graduada em Psicopedagogia e Educação Especial e Inclusiva. Atuação profissional em Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CEMAE) pela Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais. Experiência como docente de Ed. Infantil e Ensino Fundamental, atendimento e avaliação psicológica.

Francisco Carlos Somavilla

Cientista Político (Faculdade Internacional de Curitiba, 2011). Docente orientador EaD na Faculdade de Educação São Braz.

Downloads

Publicado

2021-04-10

Como Citar

Blaskowski Demeterko, A. M., & Somavilla, F. C. (2021). Compreensões Gestálticas E Gestaltpedagógicas Sobre o Autismo. Revista NUFEN: Phenomenology and Interdisciplinarity, 13(1). https://doi.org/10.26823/nufen.v13i1.19947

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.