Pathos-avec: Apontamentos para uma Prática Fenomenológica com Grupos em Psicologia da Saúde

Autores

  • Gillianoo José Mazzetto de Castro Universidade Católica Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.26823/nufen.v13i1.20832

Palavras-chave:

Fenomenologia, Psicologia da Saúde, Grupos

Resumo

O presente estudo tem por objetivo pensar a categoria fenomenológica Henriana de pathos avec, padecer com, aproximando-a da reflexão sobre os grupos de outros significativos que são caracterizados por experiências coletivas que possuem uma intensa troca afetiva entre os membros que o constituem. Método: trata-se de um ensaio fenomenológico que tem por objetivo propor elementos fundamentais para a construção de uma prática fenomenológica de caráter Henriano nas pesquisas com grupos humanos em Psicologia da Saúde. Resultados: Como principais resultados se pode perceber que: 1 – O pathos avec ajuda a entender os processos de transferência e modalização ou apropriação de si dentro do grupo abrindo possibilidade para a construção de uma nova abordagem de inspiração Fenomenológica, 2 – A interafetividade como um campo a ser explorado nas dinâmicas e nos processos grupais.  Limites: É mister o desenvolvimento dos passos metodológicos que viabilizem essas possibilidades. 

Biografia do Autor

Gillianoo José Mazzetto de Castro, Universidade Católica Dom Bosco

Doutor em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco. Formado em filosofia no ano de 2008 pela Universidade Católica Dom Bosco UCDB, Campo MS, e "diploma em teologia" pela Università Pontificia Salesiana de Roma (Itália) em janeiro de 2013, Mestre em Psicologia pela UCDB em 2016, doutorado sanduíche em Psicologia na University of California - Berkeley. Possuo experiência de intercâmbio na Itália, França, Inglaterra e EUA. Atualmente pesquiso nas áreas de Psicologia, Fenomenologia, Linguística, principalmente em assuntos relacionado as práticas de hábito de vida em grupos humanos.

Downloads

Publicado

2021-04-10

Como Citar

Mazzetto de Castro, G. J. (2021). Pathos-avec: Apontamentos para uma Prática Fenomenológica com Grupos em Psicologia da Saúde. Revista NUFEN: Phenomenology and Interdisciplinarity, 13(1). https://doi.org/10.26823/nufen.v13i1.20832

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.