O Embotamento do Pensamento Crítico e a Crise da Universidade Pública Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.26823/nufen.v13i2.22474Palavras-chave:
Instituições de ensino superior, Neoliberalismo, Fatores psicossociais, Racionalidade técnica, FenomenologiaResumo
Este estudo teórico promove uma reflexão crítica acerca da atual configuração da universidade pública brasileira. Por meio de contribuições teóricas de influência fenomenológica são desenvolvidos três eixos de análise: o empreendedorismo organizacional e a gestão das mentes, que revela como a universidade tem se colocado a serviço da mera capacitação técnica, da formatação cognitiva e de uma práxis destituída de lastro ético-político; a universidade como gestora de adoecimento, em que se discute o sofrimento psíquico oriundo de exigências de desempenho e produtividade; e o embotamento do pensamento crítico, que demonstra como a universidade vem se afastando de sua tarefa primordial que tenha como fundamento existencial a radicalidade do pensamento crítico. Por fim, aponta-se para o risco do definhamento irreversível da universidade pública brasileira, em razão de sua marcha acelerada rumo a um projeto de neoliberalização que, além das investidas externas, também conta com uma significativa conivência da própria comunidade acadêmica.
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