O Embotamento do Pensamento Crítico e a Crise da Universidade Pública Brasileira

Autores

  • André Guerra UFRGS
  • Lucia Marques Stenzel Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Associada do Departamento de Psicologia na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde (UFCSPA). http://orcid.org/0000-0003-2040-1998

DOI:

https://doi.org/10.26823/nufen.v13i2.22474

Palavras-chave:

Instituições de ensino superior, Neoliberalismo, Fatores psicossociais, Racionalidade técnica, Fenomenologia

Resumo

Este estudo teórico promove uma reflexão crítica acerca da atual configuração da universidade pública brasileira. Por meio de contribuições teóricas de influência fenomenológica são desenvolvidos três eixos de análise: o empreendedorismo organizacional e a gestão das mentes, que revela como a universidade tem se colocado a serviço da mera capacitação técnica, da formatação cognitiva e de uma práxis destituída de lastro ético-político; a universidade como gestora de adoecimento, em que se discute o sofrimento psíquico oriundo de exigências de desempenho e produtividade; e o embotamento do pensamento crítico, que demonstra como a universidade vem se afastando de sua tarefa primordial que tenha como fundamento existencial a radicalidade do pensamento crítico. Por fim, aponta-se para o risco do definhamento irreversível da universidade pública brasileira, em razão de sua marcha acelerada rumo a um projeto de neoliberalização que, além das investidas externas, também conta com uma significativa conivência da própria comunidade acadêmica.

Biografia do Autor

André Guerra, UFRGS

André Guerra - Doutor e Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, Porto Alegre/Brasil). Psicólogo graduado com ênfase em Processos de Gestão em Saúde Mental Coletiva pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA, Porto Alegre/Brasil). Membro da Aletheia: Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicologia Existencial na UFCSPA. Responsável pelo Serviço de Psicologia do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região.  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3608-968X

Lucia Marques Stenzel, Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Associada do Departamento de Psicologia na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde (UFCSPA).

Professora Associada da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) - Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde e pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Psicologia e Processos de Saúde (PPG em Psicologia e Saúde-UFCSPA). Membro do GT da ANPEPP Fenomenologia, Saúde e Processos Psicológicos. Coordenadora da Aletheia: Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicologia Humanista e
Existencial (UFCSPA).

Referências

Amatuzzi, M. M. (2009). Psicologia fenomenológica: uma aproximação teórica humanista. Estudos de Psicologia (Campinas), 26(1), 93-100. https://doi.org/10.1590/S0103-166X2009000100010

Andrade, Celana Cardoso, & Holanda, Adriano Furtado. (2010). Apontamentos sobre pesquisa qualitativa e pesquisa empírico-fenomenológica. Estudos de Psicologia (Campinas), 27(2), 259-268. https://doi.org/10.1590/S0103-166X2010000200013

Arendt, H. (1977/2018). A vida do espírito: o pensar, o querer, o julgar. 7ª. ed. Rio de Janeiro: Civilização brasileira.

Arendt, H. (1964/2013). Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. São Paulo: Companhia das Letras.

Arendt, H. (1958/2010). A Condição Humana. 11ª. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Bauman, Z. (1989/1998). Modernidade e holocausto. Rio de Janeiro: Zahar.

Bianchetti, L., & Machado, A. M. N. (2007). Reféns da produtividade: sobre produção do conhecimento, saúde dos pesquisadores e intensificação do trabalho na pós-graduação. Reunião anual da ANPEd, 30, 1-16.Disponível em: http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT09-3503--Int.pdf

Boava, Diego Luiz Teixeira, & Macedo, Fernanda Maria Felício. (2011). Contribuições da fenomenologia para os estudos organizacionais. Cadernos EBAPE.BR, 9(spe1), 469-487. https://dx.doi.org/10.1590/S1679-39512011000600003

Borsoi, I. C. F., & Pereira, F. S. (2013). Professores do ensino público superior: produtividade, produtivismo e adoecimento. Uni-versitas Psychologica, 12(4), 1213-1235. https://doi.org/10.11144/averiana.upsy12-4.peps

Chaui, M. (2020). O totalitarismo neoliberal. Anacronismo e irrupción, 10(18), 307-328. Disponível em: https://publicaciones.sociales.uba.ar/index.php/anacronismo/article/view/5434

Chaui, M. (2003). A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, (24), 5-15. https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000300002

da Silva Filho, A. C. (2021). Para que fenomenologia "da" educação e"na" pesquisa educacional?. Asas Da Palavra, 12(25), 297-320.Disponível em: http://revistas.unama.br/index.php/asasdapalavra/article/viewFile/2385/1431

Dardot, P. & Laval, C. (2016). A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Editora Boitempo, 416p.

de Melo, F. F. S., & dos Reis, B. M. C. (2018). Ensino e aprendizado na universidade: a percepção de estudantes em uma perspectiva fenomenológica. Ponto-e-Vírgula: Revista de Ciências Sociais, (23), 60-97.https://doi.org/10.23925/1982-4807.2018i23p60-97

https://phenomenology.com.br/index.php/phe/article/view/33

do Nascimento, C.L; Macêdo, S. (2019) A Crise do sentido e a saúde mental no mundo contemporâneo do trabalho: proposições fenomenológicas. Revista PsicoFAE: Pluralidades em Saúde Mental, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 95-112. Disponível em:https://revistapsicofae.fae.edu/psico/article/view/237

Dias, L. B. (2018). A condição humana como fenomenologia da decadência do político. Cadernos do PET Filosofia, 9(17), 79-89. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/pet/article/view/7355

Favaro, N. D. A. L. G., Semzezem, P., & Fernandes, M. T. O. (2019). Capital, neoliberalismo e seus impactos no ensino superior paranaense: o desmonte da universidade pública. Revista Cocar, 13(26), 335-357.https://doi.org/10.31792/rc.v13i26

Franco, D. S., & Ferraz, D. L. D. S. (2019). Uberização do trabalho e acumulação capitalista. Cadernos. EBAPE. BR, 17(SPE), 844-856. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/76936

Gaulejac, V. (2007). Gestão como doença social. Aparecida: Ideias & Letras.

Graner, K. M., & Cerqueira, A. T. A. R. (2019). Revisão integrativa: sofrimento psíquico em estudantes universitários e fatores associados. Ciência & Saúde Coletiva, 24, 1327-1346.https://doi.org/10.1590/1413-81232018244.09692017

Han, B.C. (2015). Sociedade do cansaço. Petrópolis: Editora Vozes.

Macêdo, S. (2018). Sofrimento Psíquico e Cuidado com Universitários: Reflexões e intervenções fenomenológicas. ECOS: Estudos Contemporâneos em Subjetividade, 8(2): 265-277. Disponível em: http://www.periodicoshumanas.uff.br/ecos/article/view/2844

Macêdo, S., Nunes, A. L. P., & de Souza, M. P. G. (2020). Hermenêutica Colaborativa na Pesquisa Fenomenológica Interventiva com Universitários em Sofrimento Psíquico. Phenomenology, Humanities and Sciences, 1(2), 349-372.Disponível em: https://phenomenology.com.br/index.php/phe/article/view/33

Schutz, A. (1944/2010). O Estrangeiro - Um ensaio em Psicologia Social. Espaço Acadêmico (Maringá), 10 (113), 117-129. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/11345

Thomaz, Petronio Generoso, Assad, Renato Samy, & Moreira, Luiz Felipe P.. (2011). Uso do Fator de impacto e do índice H para avaliar pesquisadores e publicações. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 96(2), 90-93. https://dx.doi.org/10.1590/S0066-782X2011000200001

Downloads

Publicado

2021-08-10

Como Citar

Guerra, A. ., & Stenzel, L. M. (2021). O Embotamento do Pensamento Crítico e a Crise da Universidade Pública Brasileira. Revista NUFEN: Phenomenology and Interdisciplinarity, 13(2). https://doi.org/10.26823/nufen.v13i2.22474

Edição

Seção

Dossiê Temático Sofrimento, Crise e Cuidado na Universidade: intervenções clínic

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.