CUIDANDO DO CUIDAR DE SER NA CONDIÇÃO DE ESTUDANTE
Palavras-chave:
Estudante universitário, Sofrimento, Grupos de apoio;, Psicologia clínica;, Fenomenologia existencial.Resumo
O objetivo do artigo é relatar duas pesquisas executadas sequencialmente. A primeira buscou compreender, através da criação de um grupo de apoio, como os estudantes vivem a vida universitária e de que forma podem exercer o cuidado de si juntamente com outros, diante de situações de sofrimento que ameaçam a permanência na universidade. Tendo como recurso metodológico a Oficina de Criatividade, nove estudantes participaram de seis Oficinas temáticas, e, posteriormente, foram entrevistados. A segunda foi um estudo de follow up, que objetivou avaliar a efetividade dessa estratégia como uma ação interventiva de cuidado. Para isso, os interlocutores do primeiro estudo foram entrevistados meses depois. As demandas estavam ligadas a fragilidade de vínculos nos relacionamentos, excesso de atividades e cobranças, visão do fracasso como individual e ao silenciamento do próprio sofrimento. O grupo mostrou-se uma estratégia interventiva de cuidado propiciadora da produção de outros sentidos para a condição de estudante.
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