Análise Fenômeno-estrutural de Desenhos na Psicoterapia On-line em Situação de Crise

Autores

  • Andrés Eduardo Aguirre Antúnez Instituto de Psicologia USP http://orcid.org/0000-0001-5317-4459
  • Nara Helena Lopes Pereira da Silva Universidade de São Paulo/Instituto de Psicologia
  • Erika Rodrigues Colombo Universidade de São Paulo/Instituto de Psicologia
  • Pedro Monteiro dos Santos Neto Universidade de São Paulo/Instituto de Psicologia
  • Aimée Marcella Bielakowicz Giannaccari Martins Escritório de Saúde Mental PRG USP

DOI:

https://doi.org/10.26823/nufen.v13i2.22519

Palavras-chave:

Desenhos; Psicoterapia On-line; Psicopatologia fenômeno-estrutural; Universidade; Covid-19.

Resumo

A partir do método fenômeno-estrutural realizou-se uma análise de desenhos confeccionados em psicoterapia on-line durante a pandemia Covid-19 com um estudante universitário que refere ideação suicida no acolhimento inicial. Os desenhos mostram a evolução do processo, com temáticas que trazem a intensificação do sofrimento psíquico durante a pandemia. O jovem mostra talento estilístico ao se expressar em imagens, o sentimento de perda e a angústia da solidão. Seus desenhos são considerados um autorretrato, apresenta elementos sensoriais e também de rupturas, mas os primeiros prevalecem. Observa-se que o envolvimento subjetivo se desvela nas imagens, como indicativo da potência do encontro terapêutico mediado pelas tecnologias digitais. A análise fenômeno-estrutural mostrou-se significativa, ao permitir a livre manifestação da subjetividade e uma compreensão profunda do sofrimento do aluno.

Biografia do Autor

  • Andrés Eduardo Aguirre Antúnez, Instituto de Psicologia USP

    Psicólogo, Professor do Instituto de Psicologia e professor subsidiário do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina; Coordenador do Escritório de Saúde Mental da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo

      What do you want to do ? New mailCopy   What do you want to do ? New mailCopy
  • Nara Helena Lopes Pereira da Silva, Universidade de São Paulo/Instituto de Psicologia

    Psicóloga, Pós-doutoranda do IPUSP. Doutora pela USP/RP

  • Erika Rodrigues Colombo, Universidade de São Paulo/Instituto de Psicologia

    Psicóloga, Doutoranda do Departamento de Psicologia Clínica do IPUSP

  • Pedro Monteiro dos Santos Neto, Universidade de São Paulo/Instituto de Psicologia

    Graduando em Psicologia, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

  • Aimée Marcella Bielakowicz Giannaccari Martins, Escritório de Saúde Mental PRG USP

    Psicóloga, Graduada pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas e em Comunicação Social pela Fundação Armando Alvares Penteado. Colaboradora do Escritório de Saúde Mental, Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo

Referências

FAPESP 2018/19.520-8, CNPq 302417/2018-4, FAPESP 2018/11351-2.

Downloads

Publicado

2021-08-10

Edição

Seção

Dossiê Temático Sofrimento, Crise e Cuidado na Universidade: intervenções clínic

Como Citar

Análise Fenômeno-estrutural de Desenhos na Psicoterapia On-line em Situação de Crise. (2021). Revista NUFEN: Phenomenology and Interdisciplinarity, 13(2). https://doi.org/10.26823/nufen.v13i2.22519

Artigos Semelhantes

1-10 de 109

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.