Autores
-
André Bomfim Dias
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
-
Luís Augusto Vasconcelos da Silva
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
-
Marcus Welby-Borges
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Palavras-chave:
Formação dos Profissionais de Saúde, Educação Superior, Diagnóstico Diferencial, Experiências Religiosas, Psicopatologia
Resumo
Visando contribuir com a discussão acerca da formação acadêmica e avaliação clínica de experiências de conteúdo religioso, analisamos concepções de saúde presentes nos estudos nacionais que discutem parâmetros para diferenciar vivências saudáveis de patológicas. A partir de buscas realizadas na BVS, Repositório Institucional da UFJF e Google Acadêmico, foram identificadas dezoito produções e realizada uma revisão integrativa de literatura. Constatou-se importante avanço nas pesquisas quanto à análise das relações entre diagnóstico, subjetividade e cultura. A noção de saúde como capacidade de superar uma crise e instituir uma nova ordem foi a mais prevalente. O cenário nacional favorece a formação de profissionais críticos à patologização do religioso e a reumanização da assistência.
Biografia do Autor
-
André Bomfim Dias, Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Possui graduação em Psicologia (2006), especialização em Atenção Integral ao Consumo e Consumidores de Álcool e outras Drogas (2013) e Saúde Mental e Uso de Substâncias Psicoativas (2012) pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da UFBA. Atualmente atua como psicólogo no Hospital Especializado Lopes Rodrigues em Feira de Santana-BA.
-
Luís Augusto Vasconcelos da Silva, Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Doutor em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia com Pós-doutorado na University os East London. Professor Associado do Instituto de Humanidades, Artes & Ciências da UFBA; Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UFBA; Professor Colaborados do Programa de Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade as UFBA, Salvador, Bahia, Brasil.
-
Marcus Welby-Borges, Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Doutor em Patologia Humana (UFBA). Professor Associado do Departamento de Biotecnologia, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Bahia.