AVALIAÇÃO CLÍNICA DE EXPERIÊNCIAS RELIGIOSAS: CONCEPÇÕES DE SAÚDE, FORMAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.26823/nufen.v14i2.20464Palavras-chave:
Formação dos Profissionais de Saúde, Educação Superior, Diagnóstico Diferencial, Experiências Religiosas, PsicopatologiaResumo
Visando contribuir com a discussão acerca da formação acadêmica e avaliação clínica de experiências de conteúdo religioso, analisamos concepções de saúde presentes nos estudos nacionais que discutem parâmetros para diferenciar vivências saudáveis de patológicas. A partir de buscas realizadas na BVS, Repositório Institucional da UFJF e Google Acadêmico, foram identificadas dezoito produções e realizada uma revisão integrativa de literatura. Constatou-se importante avanço nas pesquisas quanto à análise das relações entre diagnóstico, subjetividade e cultura. A noção de saúde como capacidade de superar uma crise e instituir uma nova ordem foi a mais prevalente. O cenário nacional favorece a formação de profissionais críticos à patologização do religioso e a reumanização da assistência.