A inserção da psicologia escolar na educação popular: Um relato de experiência

an experience account

Autores

  • Aline Beckmann Menezes FACULDADES INTEGRADAS IPIRANGA
  • Cristiane Martinez de Almeida UniFamaz
  • Rachel Coelho Ripardo Teixeira Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.26823/nufen.v14i1.22673

Palavras-chave:

psicologia escolar, educação popular, relato de experiência

Resumo

Este relato de experiência se propôs a contribuir com a inserção da Psicologia Escolar no contexto da Educação Popular. Participaram do projeto 180 estudantes e 10 professores, pertencentes ao movimento de educação popular. Foram realizadas oficinas e um projeto. Observou-se que em todas as turmas em que se realizaram as oficinas sobre depressão e ansiedade, houve engajamento, devido a identificações com os sintomas apresentados e relação com o ENEM. Sobre o projeto de orientação profissional, houve o registro de falas a respeito de incapacidade de executar determinadas profissões e desmotivação. Com relação aos professores, as queixas sinalizadas correspondiam à falta de organização interna e solicitação de oficinas no início do ano letivo. Considerou-se que a proposta deste trabalho foi alcançada, pois proporcionou a todos os envolvidos um espaço de diálogo igualitário, evidenciando a existência de fatores externos ao ambiente educacional e que influenciavam diretamente no desempenho acadêmico e escolha profissional.

Biografia do Autor

Aline Beckmann Menezes, FACULDADES INTEGRADAS IPIRANGA

Coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico das Faculdades Integradas Ipiranga.

Professora Substituta da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará

Cristiane Martinez de Almeida, UniFamaz

Mestre em Neurociências e Comportamento (UFPA). Pós-Graduada - MBA Gestão de Pessoas. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Pará. Tem experiência como docente na área de Psicologia. É psicóloga do Núcleo de Apoio ao Docente e Discente do UNIFAMAZ. Clínica e Escolar. Atua como Psicóloga Clínica e Escolar.

Rachel Coelho Ripardo Teixeira, Universidade Federal do Pará

Professora Adjunta do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC - UFPA) desde 2017 e colaboradora da Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento (NTPC - UFPA). Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP - 2015). Mestra em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA - 2011). Psicóloga formada pela Universidade Salvador (Bahia - 2009). Temas de pesquisa: Psicologia Evolucionista, Evolução do Comportamento Humano, Teoria do Apego e Adoecimento na pós-graduação

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Publicado

2022-04-17

Como Citar

Menezes, A. . B., de Almeida, C. M., & Teixeira, R. (2022). A inserção da psicologia escolar na educação popular: Um relato de experiência: an experience account. Revista NUFEN: Phenomenology and Interdisciplinarity, 14(1). https://doi.org/10.26823/nufen.v14i1.22673

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