A saúde mental dos estudantes universitários em tempos de pandemia

Autores

  • Beatriz Evangelista de Araújo Universidade Federal do Pará
  • Lorena Schalken de Andrade

Palavras-chave:

Estudantes universitários; Pandemia; Saúde mental; Gestalt-Terapia

Resumo

A pandemia de Sars-Cov (COVID-19) acarretou mudanças em diversos segmentos a nível global. No contexto acadêmico as modificações no formato das aulas com a suspensão dos encontros presenciais, o adiamento de planejamentos e questões relacionadas à necessidade de distanciamento social evidenciaram sentimentos de incerteza e frustração com o futuro acadêmico intensificando a ocorrência de sintomas relacionados à saúde mental. Desta forma, a presente pesquisa buscou investigar quais os impactos do contexto da Pandemia de covid-19 na saúde mental de estudantes universitários. Objetivamos verificar a ocorrência de processos ansiosos e depressivos durante a pandemia e verificar impactos dos sintomas nas relações interpessoais dos estudantes por meio de metodologia qualitativa-fenomenológica. Como resultados, percebemos que os efeitos da pandemia somado à nova modalidade de ensino, provocaram altos níveis de estresse nos estudantes, desencadeando o desenvolvimento ou agravo de sintomas ansiosos e depressivos, provocando impactos diretos na vivência pessoal, acadêmica e nas relações interpessoais.

Biografia do Autor

Beatriz Evangelista de Araújo, Universidade Federal do Pará

Psicóloga formada pela Universidade Federal do Pará

Lorena Schalken de Andrade

Psicóloga/Gestalt-terapeuta
Mestre e Doutoranda em Psicologia

Referências

Alvim, M. B. (2014). Awareness: experiência e saber da experiência. In. Frazão, L. M., Fukumitsu, K. O. (Org). Gestalt-terapia: conceitos fundamentais. (pp.13-30). São Paulo: Summus.

Andrade, C. C. & Holanda, A. F. (2010). Apontamentos sobre pesquisa qualitativa e pesquisa empírico-fenomenológica. Estudos de Psicologia, 27(2), 259-268.

Araújo, F. J. O., Lima, L. S. A., Cidade, P. I. M., Nobre, C.B., & Neto, M. L. (2020). Impact of Sars-Cov-2 And Its Reverberation in Global Higher Education and Mental Health. Psychiatry Res. 288. DOI: 10.1016/j.psychres.2020.112977.

Branco, P. C. C. (2014). Diálogo entre análise de conteúdo e método fenomenológico empírico: percursos históricos e metodológicos. Revista da Abordagem Gestáltica, 20 (2), 189-197.

Cardella, B. H. P. (2002). A construção do psicoterapeuta: uma abordagem gestáltica. 2.ed. São Paulo: Summus.

Cardella, B. H. P. (2014). Ajustamento criativo e hierarquia de valores ou necessidades. In. Frazão, L. M. & Fukumitsu, K. O. (Org). Gestalt-terapia: conceitos fundamentais. (pp.104-130). São Paulo: Summus.

Cavaler, C. M. & Castro, A. (2018). Transtorno de Ansiedade Generalizada sob a perspectiva da Gestalt Terapia. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, 7 (2), 123-13.

Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. (2020). Resolução nº 5.332, de 22 de dezembro de 2020. Aprova o Calendário Acadêmico da Universidade Federal do Pará (UFPA), para o ano de 2021. Pró- Reitoria de Ensino e Graduação, Belém. Disponível em:https://sege.ufpa.br/boletim_interno/downloads/resolucoes/consepe/2020/5332%20Aprova%20o%20calendario%20academico%20para%20o%20ano%20letivo%20de%202021.pdf. Acesso em: 04 de setembro de 2021.

Costa, K. M. V., Sousa, K. R. S., Formiga, P. A., Silva, W. S. & Bezerra, E. B. N. (2017) Ansiedade em universitários na área da saúde. II Congresso Brasileiro das Ciências da Saúde, Campina Grande.

Delacroix, J. (2009). Encuentro con la psicoterapia: Una visión antropológica de la relación y el sentido de la enfermedad en la paradoja de la vida. Santiago do Chile: Cuatro Vientos.

D’Acri, G. (2007). A concepção de sintoma à luz da Gestalt- Terapia. Revista IGT na Rede,4(7), 117-120.

D’Acri, G., Lima, P. V. A. & Orgler, S. (2016). Dicionário de Gestalt-Terapia "Gestaltês”. 2a. ed. São Paulo: Summus.

Etapechusk, J. & Fernandes, L. P. S. (2018). Depressão Sob O Olhar Gestáltico. Psicologia.pt, 1-18.

Faria, N. J. (2017). Noções de cuidado na atenção básica à saúde e Gestalt-Terapia. In. Faria, N. J. & Holanda, A, F. (Org). Saúde mental, sofrimento e cuidado: fenomenologia do adoecer e do cuidar. (pp.15-32) Curitiba: Juruá Editora.

Gundim, V. A. et al. (2021). Saúde mental de estudantes universitários durante a pandemia de covid-19. Revista baiana enferm., 35, pp.1-14.

Han, B-C. (2017). A sociedade do cansaço. 2a.ed. Petrópolis: Vozes.

Holanda, A. F. (2011). Gênese e histórico da psicopatologia fenomenológica. In. Valdemar, A. G. (Orgs). Psicoterapia e Brasilidade (pp. 115-160). São Paulo: Cortez.

Jardim, M. G. L., Castro, T. S. & Rodrigues, C. F. F. (2020). Sintomatologia Depressiva, Estresse e Ansiedade em Universitários. Psico-USF, 25(4), p. 645-657.

Le Breton, D. (2018). Desaparecer de sim: uma tentação contemporânea. Petrópolis: Vozes.

Lima, P. V. A. (2013). A Gestalt-terapia holística, organísmica e ecológica. In. Frazão, L. M. & Fukumitsu, K. O. (Org). Gestalt-terapia: fundamentos epistemológicos e influências filosóficas. (pp.145-156). São Paulo: Summus.

Macêdo, S. (2018). Sofrimento psíquico e cuidado com o universitário: reflexões e intervenções fenomenológicas. ECOS, 8(2), 265-277.

May, R. (2000). A descoberta do ser: estudos sobre a psicologia existencial. Rio de Janeiro: Rocco.

Menezes, A. B. C., Delage, P., Ripardo, R., & Goulart, P. (2020). Reflexões sobre o retorno presencial: vozes da comunidade acadêmica (Cartilha). Belém, Pará, Brasil.

Moreira, R. B. & Souza, A. M. (2016). Contribuições do método fenomenológico empírico para estudos em psicologia no Brasil: revisão integrativa da literatura. Revista do NUFEN, 8(1), 1-12.

Mota, D. C. B. et al. (2021). Saúde mental e uso de internet por estudantes universitários: estratégias de enfrentamento no contexto da COVID-19. Ciência & Saúde Coletiva, 26(6), 2159-2170.

Perls, F. S., Hefferline, R. & Goodman, P. (1997). Gestalt – Terapia. 3a. ed. São Paulo: Summus.

______ (2002). Ego, Fome e Agressão: uma revisão da teoria e do método de Freud. São Paulo: Summus.

Pimentel, A. S. (2003). Psicodiagnóstico em Gestalt-Terapia. 3a. ed. São Paulo: Summus.

Ramos, D. M.; Salorte, L. M. A (2021). Percepções dos discentes matriculados no Ensino Remoto Emergencial (ERE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) quanto às ferramentas utilizadas: impactos no processo ensino-aprendizagem e na relação professor-aluno. In. Rodrigues, J. V. F. C. et al. Ensino de graduação em tempos de pandemia: experiências e oportunidades para uma educação tecnológica na Universidade Federal do Amazonas. [recurso eletrônico]. Manaus: EDUA.

Rodrigues, B. B., Cardoso, R. R. J., Peres, C. H. R. & Marques, F. F. (2020). Aprendendo com o Imprevisível: Saúde Mental dos Universitários e Educação Médica na Pandemia de Covid-19. Revista Brasileira de Educação Médica, 44, 1-5.

Santos, L. P. & Faria, L. A. F. (2006). Ansiedade e Gestalt-Terapia. Revista da Abordagem Gestáltica, 21(1), 267-277.

Salomão, S., Frazão, L. M. & Fukumitsu, K. O. (2014). Fronteiras de contato. In. Frazão, L. M. & Fukumitsu, K. O. Gestalt-terapia: conceitos fundamentais. (pp. 47-62). São Paulo: Summus.

Silva, T. A. C. (2019). A ansiedade em estudantes universitários: uma revisão bibliográfica à luz da psicologia (Trabalho de Conclusão de Curso). Faculdade Leão Sampaio, Ceará, Brasil.

Stanley, K. (1994). Realidade Somática: Experiência corporal e verdade emocional. São Paulo: Summus, 1994.

Teixeira, L. S. & Oliveira, B. L. G. (2017). Uma compreensão sobre a depressão a partir da Gestalt Terapia. Revista UNINGÁ, 51(2), 71-76.

Yano, L. P. (2015). Gestalt-Terapia e modelo biomédico: aproximação na compreensão das patologias. Revista Psicologias, 1, 1-23.

Yano, L. P. (2015). A clínica em Gestalt-Terapia: A gestalt dos atendimentos nos transtornos depressivos. Revista NUFEN, 7(1), 67-85.

Wang, C., Pan, R., Wan, X., Tan, Y., Xu, L., Ho, C. S., & Ho, R. C. (2020). Immediate psychological responses and associated factors during the initial stage of the 2019 coronavirus disease (COVID-19) epidemic among the general population in china. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(5).

Downloads

Publicado

2023-03-30

Como Citar

Evangelista de Araújo, B., & Schalken de Andrade, L. . (2023). A saúde mental dos estudantes universitários em tempos de pandemia. Revista NUFEN: Phenomenology and Interdisciplinarity, 15(1). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/nufen/article/view/23516

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.