Atendimento à Pessoa Surda por Profissionais de Saúde em Hospital Universitário Pernambucano
DOI:
https://doi.org/10.26823/nufen.v14i1.21390Palabras clave:
Acessibilidade, Libras, Inclusão, Atendimento Hospitalar, Pesquisa fenomenológicaResumen
Objetivou-se compreender experiências de profissionais de saúde de um hospital universitário pernambucano ao realizarem atendimentos a pessoas surdas, descrevendo sentidos dessas experiências e o manejo dos atendimentos realizados; identificando possíveis dificuldades enfrentadas e estratégias utilizadas por eles com essas dificuldades. Cinco entrevistas individuaisabertas com pergunta disparadora foram realizadas em um contexto de pesquisa fenomenológica, cujos resultados levaram às seguintes unidades de sentido: limitação da comunicação com o paciente, facilidade de comunicação com a presença de um terceiro, dúvidas quanto ao procedimento clínico realizado, necessidade de recorrer a linguagens não verbais, reconhecimento de falta de formação adequada e sentimento de que a responsabilidade de dominar Libras não era só deles. Conclui-se que: os colaboradores desenvolviam estratégias de comunicação para além da linguagem oral; há urgência de capacitação durante a graduação de profissionais de saúde; e cabe à instituição hospitalar assumir a responsabilidade social de capacitar todos os envolvidos no atendimento.
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