Saúde, Home Office e Trabalho Docente

Construção Compartilhada de Estratégias de Sobrevivência em Tempos de Pandemia

Autores

  • Fernanda S. Nscimento UFPE
  • Renata Almeida UniFBV
  • Edna Granja UniFBV
  • Diogo H Helal Fundação Joaquim Nabuco

Palavras-chave:

Covid-19; Home Office; Trabalho Docente; História Oral; Saúde

Resumo

Esse artigo busca responder questões acerca do trabalho docente na forma remota, bem como fazer reflexões de como conciliar esse trabalho com a vida pessoal, já tão atribulada e ainda como preservar a saúde biopsicossocial nesse cenário. Todas as reflexões foram feitas a partir da história de quatro professores de um Centro Universitário privado em Pernambuco. Dessa forma, reflete nosso compromisso de produzir uma narrativa sobre o trabalho docente na Pandemia que considerem as vozes dos/das professores. Nesse contexto, tomamos a escrita como uma estratégia de sobrevivência. Distantes dos pressupostos metodológicos do projeto científico moderno, que partem da neutralidade e exigem distanciamento do objeto estudado, decidimos escrever sobre nossas experiências como docentes. Entendemos que os fundamentos epistemológicos da História Oral e da fenomenologia podiam nos apoiar no investimento de contar a história do tempo presente, através da construção compartilhada de narrativas sobre o momento que vivemos.

Biografia do Autor

Fernanda S. Nscimento, UFPE

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Adjunta I da Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico do Agreste.

Renata Almeida, UniFBV

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo. Docente do Centro Universitário UniFBV. 

Edna Granja, UniFBV

Doutora em Ciências (Saúde Pública), na área de Gênero e Sexualidade pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figeuira/FIOCRUZ-RJ. Docente do Centro Universitário UniFBV. 

Diogo H Helal, Fundação Joaquim Nabuco

Doutor em Sociologia e Política, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisador Associado da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ).

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Publicado

2021-08-10

Como Citar

Sardelich Nascimento, F., Barreto Fernandes de Almeida, R., dos Santos Granja, E. M., & Helal, D. H. (2021). Saúde, Home Office e Trabalho Docente: Construção Compartilhada de Estratégias de Sobrevivência em Tempos de Pandemia. Revista NUFEN: Phenomenology and Interdisciplinarity, 13(2). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/nufen/article/view/22467

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