Relação entre Traço-Inteligência Emocional e Desempenho de Cidadania em um Trabalho de Alta Complexidade: Examinando sua Validade Preditiva e o Efeito Mediador da Satisfação no Trabalho
Resumo
Esse estudo pretende contribuir para melhorar a compreensão do impacto da inteligência emocional (IE) no desempenho da cidadania no contexto de um trabalho de engenharia de software de alta complexidade. Especificamente, ele examina a validade relacionada ao critério do traço IE e suas facetas em relação a esse critério-chave de desempenho. Além disso, também testa se a satisfação no trabalho representa uma maneira pela qual o traço inteligência emocional (traço-IE) e suas facetas afetam essa dimensão de desempenho nesse nível de complexidade do trabalho. Com base em um design preditivo, os resultados de uma amostra de 141 engenheiros de software de uma empresa multinacional mostraram que a satisfação no trabalho constitui um mediador significativo da relação entre o traço IE e as classificações de desempenho de cidadania avaliadas pelo respectivo supervisor. São discutidas as principais implicações desses achados para estabelecer a validade do traço de IE e identificar os mecanismos pelos quais ele se traduz em melhor desempenho de cidadania no trabalho.
Palavras-chave: inteligência emocional, comportamentos de cidadania organizacional, atitudes no trabalho, mediação.
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