Prevalência e Preditores de Transtornos Mentais Comuns entre Professores Universitários do Interior Cearense
Resumo
O contexto de trabalho dos docentes universitários é desencadeador de adoecimento mental. Este estudo quali-quantitativo objetivou identificar a prevalência e os preditores dos Transtornos Mentais Comuns (TMCs) em professores universitários e analisar a percepção deles acerca do contexto de trabalho. Foram realizados um levantamento (n = 69) e entrevistas semiestruturadas (n = 3). O questionário utilizado era composto por questões sociodemográficas, pelo Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20) e pelo Inventário sobre Trabalho e Riscos de Adoecimento (ITRA). Foram realizadas análises bivariadas, multivariadas e de conteúdo. Houve prevalência de TMCs em quase um terço dos participantes. A falta de reconhecimento laboral e o regime de trabalho (dedicação não exclusiva) foram seus preditores. Os dados qualitativos demonstraram que as relações socioprofissionais foram bem avaliadas; já as condições e a organização do trabalho foram apontadas como adversas. Conclui-se que regime de trabalho e reconhecimento profissional repercutem na saúde mental docente.
Palavras-chave: trabalho docente, ensino superior, saúde mental.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todas as opiniões emitidas nos manuscritos são de inteira responsabilidade da(o) autor(a). Ao submeterem seu manuscrito à rPOT, a(o) autor(a) assume que, uma vez aceito, o artigo passa a ser de propriedade da revista, não podendo ser reproduzido sem o consentimento desta, o qual será dado, a pedido do(a) primeiro autor(a), por escrito com assinatura Gov.br.
Textos que contiverem partes extraídas de outras publicações deverão, necessariamente, obedecer ao limite de 500 palavras para não caracterizar plágio, ou auto-plágio, ou então para não ferir o princípio da originalidade. Recomenda-se extremo cuidado em reproduzir figuras, tabelas e outros recursos extraídos de trabalhos de terceiros. No caso de ser imprescindível, sua publicação só será aceita pela revista no caso de vir acompanhada de carta de autorização do(a) autor(a) detentor(a) do trabalho original.