Impacto do Treinamento “Liderança Inclusiva” nas Crenças e Atitudes de Gestores em Relação a Trabalhadores com Deficiência

Autores

Resumo

O artigo teve como objetivo avaliar o impacto do treinamento “Liderança Inclusiva” sobre as crenças e atitudes de gestores acerca da inclusão de pessoas com deficiência. A pesquisa foi realizada em uma mineração, com participação de 34 líderes, seguindo o delineamento pré-teste, intervenção e pós-teste. A intervenção foi o treinamento online Liderança Inclusiva e os participantes responderam a inventários relacionados ao tema e questões sociodemográficas. Verificou-se que depois do treinamento, os fatores explicativos da atitude favorável em relação à inclusão no trabalho de pessoas com deficiência se modificaram. A crença na existência em benefícios da contratação passa a ser fator explicativo da atitude favorável em relação à inclusão de pessoas com deficiência, além de serem identificadas diferenças nas crenças dos participantes antes e após o treinamento. Esses resultados indicam que informações positivas sobre o trabalho das pessoas com deficiência têm um papel importante na mudança das crenças e atitudes de gestores.

Palavras-chave: treinamento, liderança, pessoas com deficiência.

Biografia do Autor

Maria Nivalda de Carvalho-Freitas, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Brasil

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (1987), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000), doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e Pós-Doutorado em Psicologia pela University of Greenwich - Inglaterra (2015). Atuou na área de Recursos Humanos durante 11 anos e atualmente é professora associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei. Coordenou o Programa Pós-Graduação em Psicologia (2015-2017). Participa como revisora ou consultora de revistas científicas nacionais. É membro de corpo de avaliadores de artigos científicos de congressos nacionais e internacionais. Foi membro da Câmara de Assessoramento da FAPEMIG - área de Ciências Sociais, Humanas, Letras e Artes, no período de 2008 a 2012. É líder do Núcleo de Pesquisa em Acessibilidade, Diversidade e Trabalho (NACE). Ocupou o cargo de Presidente da SBPOT - Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (Junho 2020 a Janeiro 2022). Suas pesquisas contemplam a área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, com foco nas relações entre os seguintes temas: diversidade nas organizações de trabalho, especialmente inclusão e gestão do trabalho de pessoas com diferença funcional (deficiência), satisfação no trabalho e socialização organizacional.

Marcos Santos de Oliveira, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Brasil

Graduação em Estatística pela UNESP em 2001. Mestre em Estatística pelo IME/USP em 2004. Doutor em Estatística e Experimentação Agropecuária pela UFLA em 2009. Professor da UFSJ desde 2005. Entre 2006 e 2014 foi professor orientador (PO) dos alunos campeões da OBMEP. Ainda na OBMEP, atuou como Moderador de Fórum e de 2008 à 2018, coordenou a Correção de Provas da 2° fase da Região MG04. Entre 2010 e 2012, foi Coordenador Adjunto de Pesquisa da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve/UFSJ). Já teve vinculo com o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Matemática (2008-2010), Programa de Mestrado em Psicologia (2010-2014) e Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT/SBM), entre 2012-2015. Possui interesse em Probabilidade e Estatística Aplicadas, Métodos Estatísticos Aplicados à Psicologia, Machine Learning, Inteligência Artificial, Robótica e Educação Estatística. 

Joelma Cristina Santos, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Brasil

Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (PPGPSI/UFSJ), na linha de pesquisa Instituições, Saúde e Sociedade. Mestra em Psicologia (2016), pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas (2015) e graduada em Psicologia (2013) pela mesma universidade, onde desenvolveu atividades como assistente didática (monitora voluntária), estagiária de pesquisa, bolsista de Extensão e bolsista de Iniciação Científica pela FAPEMIG e pelo CNPq. Atualmente, é pesquisadora integrante do Núcleo de Pesquisa em Acessibilidade, Diversidade e Trabalho (NACE/UFSJ), tutora do grupo de estudos da Perfil Consultoria Jr. (empresa júnior do curso de Psicologia da UFSJ) e membro do corpo editorial da Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais. Tem interesses de ensino, pesquisa e intervenção nas áreas de psicologia do trabalho, psicologia social, políticas públicas e inclusão de pessoas com diferença funcional (deficiência) no mundo do trabalho. 

Downloads

Publicado

2022-10-01

Edição

Seção

Artigos