Suporte Familiar e Educacional para Pessoas com Deficiência e Autonomia no Trabalho
Resumo
Esse estudo pretendeu compreender de que forma os suportes familiar e educacional, além do contexto de trabalho, contribuem para a autonomia no trabalho de pessoas com deficiência. Foram construídos e validados dois inventários sobre suporte familiar e suporte educacional, os quais foram aplicados em 235 pessoas com deficiência de todas as regiões do país, juntamente com questões acerca da acessibilidade no contexto de trabalho atual e sobre autonomia no trabalho. Os resultados demonstraram que a percepção de maior autonomia está relacionada ao suporte familiar (encorajamento e estímulo por parte dos pais à educação e ao desenvolvimento), ao suporte escolar (adaptações físicas nos ambientes e nos recursos pedagógicos) e ao contexto organizacional (condições de trabalho que possibilitem acessibilidade nos ambientes e adaptações nos instrumentos e na forma de executar o trabalho). Replicações da pesquisa são desejáveis para avaliar os resultados em outros contextos, além das características de validade dos instrumentos.
Palavras-chave: construção de medidas, inclusão, condições de trabalho.
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