Suporte Familiar e Educacional para Pessoas com Deficiência e Autonomia no Trabalho

Autores

Resumo

Esse estudo pretendeu compreender de que forma os suportes familiar e educacional, além do contexto de trabalho, contribuem para a autonomia no trabalho de pessoas com deficiência. Foram construídos e validados dois inventários sobre suporte familiar e suporte educacional, os quais foram aplicados em 235 pessoas com deficiência de todas as regiões do país, juntamente com questões acerca da acessibilidade no contexto de trabalho atual e sobre autonomia no trabalho. Os resultados demonstraram que a percepção de maior autonomia está relacionada ao suporte familiar (encorajamento e estímulo por parte dos pais à educação e ao desenvolvimento), ao suporte escolar (adaptações físicas nos ambientes e nos recursos pedagógicos) e ao contexto organizacional (condições de trabalho que possibilitem acessibilidade nos ambientes e adaptações nos instrumentos e na forma de executar o trabalho). Replicações da pesquisa são desejáveis para avaliar os resultados em outros contextos, além das características de validade dos instrumentos.

Palavras-chave: construção de medidas, inclusão, condições de trabalho.

Biografia do Autor

Raissa Pedrosa Gomes, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), São João del Rei, MG, Brasil

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São João del Rei.

Maria Nivalda de Carvalho-Freitas, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), São João del Rei, MG, Brasil

Professora adjunta na Universidade Federal de São João del Rei

Marcos Santos de Oliveira, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), São João del Rei, MG, Brasil

Professor adjunto na Universidade Federal de São João del Rei

Downloads

Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Estudos empíricos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)