Home Office: Percepções de Trabalhadores durante a Pandemia de COVID-19

Autores

Resumo

O estudo teve como objetivo identificar as percepções de trabalhadores brasileiros (N = 1.096) a respeito do home office durante a pandemia de COVID-19. Realizou-se uma pesquisa quantitativa, de natureza exploratória, que consistiu em um levantamento on-line. Foram investigados aspectos sociodemográficos e laborais e aplicadas as escalas Satisfação na Vida, Satisfação no Trabalho S20/23 e Qualidade de Vida (WHOQOL-bref). Foram identificados como benefícios do home office o aumento de flexibilidade e da disponibilidade de horários, a autonomia e a solidariedade entre colegas. Malefícios indicados foram: aumento de horas trabalhadas, interrupções, isolamento, redução do sentimento de pertencimento e da qualidade de comunicação. Grau de escolaridade, contratos fixos de trabalho, apoio para cuidar de filhos ou crianças e trabalhar em um cômodo isolado foram relacionados com melhores médias nas escalas. Os resultados corroboram achados na literatura sobre essa temática e reforçam a importância da promoção de ações voltadas para a saúde integral dos trabalhadores. 

Palavras-chave: saúde do trabalhador, trabalho remoto, pandemia COVID-19.

Biografia do Autor

Caroline Tomazi Italo, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Brasil

Estudante do 10º semestre de Psicologia na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Possui interessa por temas relacionados à Psicologia Organizacional e do Trabalho. J´á fez estágio três organizações nos setores: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoas e Recursos Humanos generalista.

Mayte Raya Amazarray, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Brasil

Psicóloga, graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), mestre em Psicologia Social e Institucional (2003) e doutora em Psicologia (2010) pela mesma Universidade. É professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) desde 2011, onde atua como professora, coordenadora do Curso de Psicologia e membro do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde. Investiga temas ligados à Psicologia Organizacional e do Trabalho, com foco em Saúde do Trabalhador. Possui experiência e atua principalmente nos seguintes temas: saúde mental e trabalho, violência e assédio laboral, intervenção psicossocial e promoção de saúde.

Downloads

Publicado

2022-07-01

Edição

Seção

Artigos