Recursos do Trabalho e Resultados Laborais: o Papel da Energia Organizacional Produtiva
Resumo
Conforme o Modelo de Demandas e Recursos do Trabalho, o desempenho laboral desenvolve-se por meio do equilíbrio entre demandas e recursos do trabalho. Baseando-se nesse referencial, o presente estudo objetivou testar a mediação da energia organizacional produtiva nas relações de dois recursos do trabalho com o desempenho laboral, bem como moderação da demanda percebida no trabalho na relação dos recursos com a energia organizacional produtiva. A amostra compôs-se de 361 trabalhadores brasileiros, de ambos os sexos. A Modelagem de Equações Estruturais evidenciou uma relação direta e positiva dos recursos do trabalho com o desempenho laboral, e as análises indiretas apontaram a mediação da energia organizacional produtiva. Ainda, a demanda percebida no trabalho atenuou a associação dos recursos com a energia. Concluiu-se que os trabalhadores que apresentam níveis elevados de recursos no trabalho se sentem mais energizados e mais produtivos, trazendo vantagens às empresas que investem em capital humano.
Palavras-chave: recursos e demandas no trabalho, energia laboral, desempenho no trabalho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todas as opiniões expressas nos manuscritos são de inteira responsabilidade dos(as) autores(as).
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais sobre os artigos publicados e concedem à Revista Psicologia: Organizações e Trabalho (rPOT) o direito de primeira publicação.
Os artigos são publicados sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY), permitindo seu compartilhamento, distribuição, reprodução e adaptação, desde que seja devidamente citada a publicação original na rPOT.
Todos os artigos publicados recebem identificador digital permanente (DOI).
Os manuscritos devem respeitar os princípios da integridade científica e da originalidade. A reprodução de trechos, figuras, tabelas ou outros materiais previamente publicados deverá observar a legislação de direitos autorais, as normas de citação e, quando necessário, ser acompanhada da autorização dos respectivos detentores dos direitos.