Inventário de Felicidade no Trabalho: Evidências Preliminares de Validade em Adultos Brasileiros
https://doi.org/10.5935/rpot/2022.4.24191
Resumo
Nesse artigo são apresentados estudos para construção de um instrumento para avaliar o construto felicidade no trabalho, denominado Inventário de Felicidade no Trabalho (IFT), além de destacar evidências de validade com base em sua estrutura interna. A felicidade no trabalho foi definida como um estado composto por pensamentos, sentimentos e emoções predominantemente positivas, revestidos de sentidos e de propósitos positivos, operacionalizada em quatro componentes: 1) Transcendental, 2) Relacional, 3) Material de existência e 4) Pessoal. Participaram 814 adultos, com idades entre 18 e 65 anos, sendo 562 mulheres. Foram realizadas análise fatorial exploratória e confirmatória (AFC) no IFT. A estrutura interna composta pelos três primeiros fatores mostrou-se a mais adequada ao instrumento, dada a variância do quarto fator e os índices de ajuste na AFC. O IFT apresenta evidências preliminares de validade baseada em sua estrutura interna. Porém, novos estudos devem ser conduzidos para corroborar a sua validade.
Palavras-chave: felicidade, psicometria, psicologia positiva.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todas as opiniões expressas nos manuscritos são de inteira responsabilidade dos(as) autores(as).
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais sobre os artigos publicados e concedem à Revista Psicologia: Organizações e Trabalho (rPOT) o direito de primeira publicação.
Os artigos são publicados sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY), permitindo seu compartilhamento, distribuição, reprodução e adaptação, desde que seja devidamente citada a publicação original na rPOT.
Todos os artigos publicados recebem identificador digital permanente (DOI).
Os manuscritos devem respeitar os princípios da integridade científica e da originalidade. A reprodução de trechos, figuras, tabelas ou outros materiais previamente publicados deverá observar a legislação de direitos autorais, as normas de citação e, quando necessário, ser acompanhada da autorização dos respectivos detentores dos direitos.