Os Efeitos do Presenteísmo na Produtividade e na Saúde Mental dos Trabalhadores na Pandemia da COVID-19

Autores

Resumo

O presenteísmo é um fenômeno sobre o qual foi identificada uma lacuna em relação aos efeitos dele na produtividade ou no bem-estar do trabalhador no contexto da pandemia de COVID-19. Essa pesquisa analisa os efeitos do presenteísmo na produtividade e na saúde mental dos trabalhadores e o papel moderador-mediador da saúde mental na relação entre presenteísmo e produtividade. A partir da literatura, desenvolveu-se um modelo para verificar as relações propostas. Para testá-lo, os dados foram coletados por meio de um questionário online aplicado em 308 participantes que tenham tido qualquer problema de saúde ao longo da pandemia da COVID-19. O modelo proposto foi analisado por meio de modelagem de equações estruturais com estimação por mínims quadrados parciais (PLS). As evidências indicam os efeitos positivos do presenteísmo na produtividade e na saúde mental dos trabalhadores. Ainda, evidenciam o papel nodal da saúde mental dos empregados em seu desempenho laboral quando decidem trabalhar doentes. Enquanto papel mediador, os impactos do presenteísmo na produtividade são elevados, tanto com foco na conclusão do trabalho quanto na evitação da distração. Já no papel moderador, a relação entre o presenteísmo com foco na conclusão do trabalho e a produtividade é enfraquecida.

 

Biografia do Autor

Elvio Antonio Sartorio, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Brasil

Professor do Instituto Federal do Espírito Santo. Mestre em Ciências Contábeis e Administração – linha de Estratégia e Administração Pública e Privada pela Fucape Business School, 2019. Engenheiro Civil, especialização em Transportes pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), 1973.  Professor com Licenciatura Plena para o Segundo Grau, setor Técnicas Industriais, habilitação Construção Civil, pelo CENAFOR-UFES-ETFES, 1986. Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos-EJA pela Multivix. Nova Venécia, 2016.

Marcia Juliana d´ Angelo, Fucape Business School, Brasil

Professora Associada na Fucape Business School nas áreas de Estratégia e Organização, desde 2013. Doutora e Mestre em Administração de Empresas (com distinção) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, desde 2013. Também tem o título de Master in Business Administration (MBA) pela Warwick Business School, Inglaterra, 1998. As principais linhas de pesquisa são estratégia, sustentabilidade, ESG, gestão de pessoas e de relações de trabalho e, estudos organizacionais em sustentabilidade, principalmente envolvendo a Teoria de Aprendizagem Social para a Sustentabilidade. Editora Associada e Membro do Corpo Editorial Científico da Brazilian Business Review (BBR) e do Conselho Editorial da Revista Estudos e Pesquisa em Administração (REPAD) da Universidade Federal do Mato Grosso. É revisora de periódicos e eventos internacionais nacionais.

Karen Sade de Paiva Filgueiras, Fucape Business School, Brasil

Doutoranda e Mestre em Administração e Contabilidade pela Fucape Business School de Vitória/ES. Possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas/RJ, especialização em Gestão de Negócios e Empreendimentos pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG. Graduada em Administração pela Universidade Federal Fluminense e em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina/MG.

Amilson de Araujo Durans, Fucape Business School, Brasil; Faculdade Santa Terezinha (CEST), Brasil

Doutorando e mestre em Contabilidade e Administração pela Fucape Business School. Professor e Membro do Núcleo Docente Estruturante em Administração, Recursos Humanos e Logística da Faculdade Santa Terezinha-CEST. Avaliador de Trabalhos Científicos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração-ANPAD. Administrador nas áreas de Planejamento e Orçamento do Sistema FIEMA. Pesquisador no Centro de Estudos em Marketing para Organizações Sociais (CEMOS) e revisor de periódicos e eventos nacionais.

Carlos Jorge Taborda Macedo, Fucape Business School, Brasil

Doutorando e mestre em Contabilidade e Administração pela Fucape Business School. MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Especialista em Implantação de Sistemas de Informações Gerenciais e graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Pará. Coordenador do Observatório da Indústria do Maranhão, da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA). Professor de cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Administração e Engenharia de Produção (FAMA; UNDB; ISAN/FGV; Faculdade São Luís; IMEC; DeVry; Laboro e Estácio). Avaliador associado à Anpad.

Downloads

Publicado

2023-07-01