Comportamento Seguro no Trabalho: Mapeamento Bibliométrico da Evolução Conceitual e Tendências (1957-2022)
Resumo
O Comportamento Seguro no Trabalho (CST) abrange uma ampla gama de fatores psicológicos, socioculturais, organizacionais e tecnológicos que influem no comportamento individual. O objetivo desta revisão bibliométrica foi explorar a evolução conceitual do construto comportamento seguro e as tendências das pesquisas na área, com base em mapeamento longitudinal. Foram analisados 4.326 artigos extraídos da base de dados Scopus. Realizou-se uma análise descritiva e mapa da estrutura intelectual dos 65 anos de estudos, em três períodos temporais: 1957 a 2000, 2001 a 2011, 2012 a 2022. Os resultados sugerem um desenvolvimento teórico e empírico significativo, especialmente na área da construção civil e, no Brasil, no campo da saúde. Diversos interesses temáticos ressaltam as atitudes em relação à segurança, fatores pessoais e situacionais, clima e liderança. Destacam-se estudos emergentes que incorporam tecnologias na detecção de comportamentos inseguros, gestão de riscos, segurança comportamental e desenvolvimento de modelos integrativos para prevenção. A evolução conceitual e mapeamento de tendências dos temas podem gerar informações e oportunidades para estudos futuros.
Palavras-chave: Comportamento seguro no trabalho, análise bibliométrica, clima de segurança, cultura de segurança.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todas as opiniões emitidas nos manuscritos são de inteira responsabilidade da(o) autor(a). Ao submeterem seu manuscrito à rPOT, a(o) autor(a) assume que, uma vez aceito, o artigo passa a ser de propriedade da revista, não podendo ser reproduzido sem o consentimento desta, o qual será dado, a pedido do(a) primeiro autor(a), por escrito com assinatura Gov.br.
Textos que contiverem partes extraídas de outras publicações deverão, necessariamente, obedecer ao limite de 500 palavras para não caracterizar plágio, ou auto-plágio, ou então para não ferir o princípio da originalidade. Recomenda-se extremo cuidado em reproduzir figuras, tabelas e outros recursos extraídos de trabalhos de terceiros. No caso de ser imprescindível, sua publicação só será aceita pela revista no caso de vir acompanhada de carta de autorização do(a) autor(a) detentor(a) do trabalho original.