Intervenções em burnout e seus efeitos sobre os biomarcadores: Uma revisão sistemática
https://doi.org/10.5935/rpot/2025.25443
Resumo
Apesar de o burnout ser um tema muito estudado, não existe um consenso claro sobre sua definição, e muitas intervenções são implementadas sem uma avaliação rigorosa de sua eficácia real. Este estudo objetivou analisar os biomarcadores associados à resposta às intervenções aplicadas em adultos com burnout. Foi realizada uma revisão sistemática utilizando a metodologia PRISMA, com buscas nos portais PubMed, Web of Science, PsycInfo e Embase, de abril a maio de 2023. Seis artigos preencheram os critérios de inclusão para a análise final. Verificou-se que as intervenções baseadas em mindfulness são comuns, sendo o cortisol coletado através da saliva o biomarcador mais frequentemente avaliado. Portanto, as intervenções focam principalmente na análise da redução do estresse, embora esta seja apenas um precursor do burnout. Enfatiza-se a importância de analisar o impacto das intervenções por meio de biomarcadores e medidas comportamentais, avaliando antes e depois, para conhecer com precisão sua eficácia geral.
Palavras-chave: esgotamento psicológico, terapia, biomarcadores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todas as opiniões expressas nos manuscritos são de inteira responsabilidade dos(as) autores(as).
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais sobre os artigos publicados e concedem à Revista Psicologia: Organizações e Trabalho (rPOT) o direito de primeira publicação.
Os artigos são publicados sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY), permitindo seu compartilhamento, distribuição, reprodução e adaptação, desde que seja devidamente citada a publicação original na rPOT.
Todos os artigos publicados recebem identificador digital permanente (DOI).
Os manuscritos devem respeitar os princípios da integridade científica e da originalidade. A reprodução de trechos, figuras, tabelas ou outros materiais previamente publicados deverá observar a legislação de direitos autorais, as normas de citação e, quando necessário, ser acompanhada da autorização dos respectivos detentores dos direitos.