Intervenções em burnout e seus efeitos sobre os biomarcadores: Uma revisão sistemática
Resumo
Apesar de o burnout ser um tema muito estudado, não existe um consenso claro sobre sua definição, e muitas intervenções são implementadas sem uma avaliação rigorosa de sua eficácia real. Este estudo objetivou analisar os biomarcadores associados à resposta às intervenções aplicadas em adultos com burnout. Foi realizada uma revisão sistemática utilizando a metodologia PRISMA, com buscas nos portais PubMed, Web of Science, PsycInfo e Embase, de abril a maio de 2023. Seis artigos preencheram os critérios de inclusão para a análise final. Verificou-se que as intervenções baseadas em mindfulness são comuns, sendo o cortisol coletado através da saliva o biomarcador mais frequentemente avaliado. Portanto, as intervenções focam principalmente na análise da redução do estresse, embora esta seja apenas um precursor do burnout. Enfatiza-se a importância de analisar o impacto das intervenções por meio de biomarcadores e medidas comportamentais, avaliando antes e depois, para conhecer com precisão sua eficácia geral.
Palavras-chave: esgotamento psicológico, terapia, biomarcadores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todas as opiniões emitidas nos manuscritos são de inteira responsabilidade da(o) autor(a). Ao submeterem seu manuscrito à rPOT, a(o) autor(a) assume que, uma vez aceito, o artigo passa a ser de propriedade da revista, não podendo ser reproduzido sem o consentimento desta, o qual será dado, a pedido do(a) primeiro autor(a), por escrito com assinatura Gov.br.
Textos que contiverem partes extraídas de outras publicações deverão, necessariamente, obedecer ao limite de 500 palavras para não caracterizar plágio, ou auto-plágio, ou então para não ferir o princípio da originalidade. Recomenda-se extremo cuidado em reproduzir figuras, tabelas e outros recursos extraídos de trabalhos de terceiros. No caso de ser imprescindível, sua publicação só será aceita pela revista no caso de vir acompanhada de carta de autorização do(a) autor(a) detentor(a) do trabalho original.