Contexto de Trabalho e Processo de Inspeção na Aviação Civil Brasileira
Resumo
trabalho dos Agentes de Proteção da Aviação Civil (APACs) envolve requisitos técnicos complexos, cruciais para a segurança aeroportuária, impactando o bem-estar. Este estudo avaliou o Contexto de Trabalho dos APACs em canais de inspeção de aeroportos, utilizando a Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho (EACT) do Inventário de Trabalho e Risco de Doença (ITRD). A amostra incluiu 475 APACs de onze aeroportos, cobrindo 71% do tráfego de passageiros da aviação regular do Brasil. As análises mostraram que 59,4% dos participantes são mulheres, 64,4% completaram o ensino médio, e 71,2% trabalham de 6 a 8 horas diárias. Os APACs avaliaram a organização do trabalho de forma negativa/séria, enquanto outras dimensões da EACT foram moderadas/críticas. A ANOVA revelou diferenças de percepção com base em variáveis sociodemográficas. O uso da EACT introduz contribuições teóricas da Ergonomia da Atividade e da Psicodinâmica do Trabalho ao contexto de trabalho em inspeção aeroportuária.
Palavras-chave: aeroportos, ergonomia, análise e desempenho de tarefas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todas as opiniões emitidas nos manuscritos são de inteira responsabilidade da(o) autor(a). Ao submeterem seu manuscrito à rPOT, a(o) autor(a) assume que, uma vez aceito, o artigo passa a ser de propriedade da revista, não podendo ser reproduzido sem o consentimento desta, o qual será dado, a pedido do(a) primeiro autor(a), por escrito com assinatura Gov.br.
Textos que contiverem partes extraídas de outras publicações deverão, necessariamente, obedecer ao limite de 500 palavras para não caracterizar plágio, ou auto-plágio, ou então para não ferir o princípio da originalidade. Recomenda-se extremo cuidado em reproduzir figuras, tabelas e outros recursos extraídos de trabalhos de terceiros. No caso de ser imprescindível, sua publicação só será aceita pela revista no caso de vir acompanhada de carta de autorização do(a) autor(a) detentor(a) do trabalho original.