Transição para Vida Adulta em Tempos Digitais e as Novas Formas e Identidades de Trabalho
Resumo
Esse estudo analisa a construção das identidades adulta e de trabalho de influenciadoras digitais na era digital. Configurou uma pesquisa, com utilização de questionário sociodemográfico, entrevista semiestruturada e observação não-participante com nove influenciadoras digitais entre 18 e 32 anos. Para a análise de dados das entrevistas, foi realizada a Análise Temática; e da observação não-participante, utilizou-se o recurso de Nuvens de Palavras via programa Iramuteq. Os resultados indicaram que o trabalho de influenciadoras digitais requer presença constante e relacionalidade com seguidores. Esse trabalho evidencia identidades de trabalho conectadas a diferentes ethos: romântico-expressivo, instrumental, consumista e gerencialista. Os dados da observação não participante indicaram que vídeos e fotos predominavam nas postagens dos stories, corroborando os diferentes ethos de trabalho identificadosA transição para a vida adulta estava ancorada na responsabilidade e independência financeira. Sugerem-se estudos futuros sobre o tema, implementação de políticas públicas e intervenções no campo da Psicologia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todas as opiniões emitidas nos manuscritos são de inteira responsabilidade da(o) autor(a). Ao submeterem seu manuscrito à rPOT, a(o) autor(a) assume que, uma vez aceito, o artigo passa a ser de propriedade da revista, não podendo ser reproduzido sem o consentimento desta, o qual será dado, a pedido do(a) primeiro autor(a), por escrito com assinatura Gov.br.
Textos que contiverem partes extraídas de outras publicações deverão, necessariamente, obedecer ao limite de 500 palavras para não caracterizar plágio, ou auto-plágio, ou então para não ferir o princípio da originalidade. Recomenda-se extremo cuidado em reproduzir figuras, tabelas e outros recursos extraídos de trabalhos de terceiros. No caso de ser imprescindível, sua publicação só será aceita pela revista no caso de vir acompanhada de carta de autorização do(a) autor(a) detentor(a) do trabalho original.