The Relationship Between Burnout and Emotional Intelligence: A Meta-Analysis

Authors

Abstract

In the results of scientific research, the evidence of the relationship between emotional intelligence (EI) and burnout is contradictory. Therefore, a meta-analysis was carried out to analyze the relationship between EI and burnout. Fifty-nine articles were selected from the SCOPUS and ScienceDirect databases to compose the final sample of the review, which included 16,084 participants with a mean age of 34.5 years (SD = 8.62), 41% of whom were male. The findings suggest that EI is significantly and moderately associated with burnout levels. Therefore, higher levels of EI are related to lower levels of burnout and lower EI is associated with higher frequency of burnout symptoms. It is suggested that future research should investigate which facets of EI exert more influence on burnout. In addition, it is recommended to analyze which factors are antecedents and maintainers of burnout in individuals of different ages and professions.

Keywords: burnout, emotional intelligence, meta-analysis.

Author Biographies

Nórthon Roberto Ferreira de Mendonça, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil

Doutorando em Psicologia Cognitiva na Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Psicólogo graduado pela Universidade Federal de Alagoas. Especialista em Terapias Cognitivo-Comportamentais pela Faculdade de Ensino Regional Alternativo (FERA-AL). Integrante do Núcleo de Estudos em Avaliação Psicológica (NEAP - UFPE). Ex-Membro do Laboratório de Neurociência Cognitiva - LNeC da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ex-Integrante do Grupo de Pesquisa em Neurociência e Neuropsicologia (GPeNN) e do Laboratório de Avaliação Neurocientífica, Cognitiva e Comportamental (LANCCom) da Universidade Federal de Alagoas. Ex-Membro do Núcleo de Psicologia Educacional e Escolar de Alagoas (NPEE-AL). Ex-integrante do serviço especializado em Autismo da Associação Pestalozzi de Maceió. Particularmente, tem como foco de estudos: Neurociências, Terapia Cognitivo-Comportamental, Mindfulness e Avaliação Psicológica.

Alanny Nunes de Santana, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil

Doutoranda em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestra em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2020). Pós-graduanda em Psicopedagogia pela Faculdade Estratego. Psicóloga formada pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG, 2012.2). Aperfeiçoamento em Psicologia Hospitalar e da Saúde pelo Centro Treinamento e Consultoria em Psicologia Hospitalar (CTCPH, 2016). Foi bolsista do programa Jovens Talentos para a Ciência financiado pela CAPES, no período de Agosto de 2013 à Agosto de 2014. Foi bolsista no Programa A Monitoria Acadêmica no CCBS: Contribuindo para a Construção do Conhecimento, no período de 2015 à 2016. Atualmente participa enquanto pesquisadora do Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Inovação Tecnológica - Cognitive Lab (UFCG).

José Maurício Haas Bueno, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil

Doutor em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco; área de concentração em Avaliação Psicológica. Atualmente é Professor da Universidade Federal de Pernambuco, desenvolvendo suas atividades na Graduação em Psicologia e na Pós-graduação em Psicologia Cognitiva. Realiza, orienta e publica trabalhos em três linhas de investigação científica: 1) Construção, adaptação e investigação das propriedades psicométricas de instrumentos de avaliação psicológica; 2) Avaliação do efeito e das relações das habilidades socioemocionais com outras variáveis, em diversos contextos e situações; e 3) Desenvolvimento, implementação e avaliação de programas de intervenção para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Em todos os casos, a ênfase recai sobre o processamento cognitivo de informações emocionais (inteligência emocional).

Downloads

Published

2023-06-01