La Relación Entre el Burnout e Inteligencia Emocional: un Metaanálisis

Autores/as

Resumen

En los resultados de la investigación científica, las evidencias de relación entre la Inteligencia Emocional (IE) y burnout son contradictorias. Con este fin, se realizó un metaanálisis para analizar la relación entre la IE y el burnout. Fueron seleccionados 59 artículos de las bases de datos SCOPUS y ScienceDirect para componer la muestra final de la revisión, que incluyó 16.084 participantes con una edad media de 34,5 años (DE = 8,62), siendo 41% del sexo masculino. Los resultados sugieren que la IE está asociada de forma significativa y de forma moderada asociada negativamente con los niveles de burnout. Así, los niveles más altos de IE se relacionan con niveles más bajos de burnout y la IE más baja se asocia con una mayor frecuencia de síntomas de burnout. Se sugiere que en futuras investigaciones se estudie qué facetas de la IE ejercen más influencia sobre el burnout. También se recomienda realizar análisis sobre qué factores son antecedentes y mantenedores del burnout en individuos de diferentes edades y profesiones.

Palabras Clave: burnout, inteligencia emocional, metaanálisis.

Biografía del autor/a

Nórthon Roberto Ferreira de Mendonça, Federal University of Pernambuco (UFPE), Brazil

Doutorando em Psicologia Cognitiva na Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Psicólogo graduado pela Universidade Federal de Alagoas. Especialista em Terapias Cognitivo-Comportamentais pela Faculdade de Ensino Regional Alternativo (FERA-AL). Integrante do Núcleo de Estudos em Avaliação Psicológica (NEAP - UFPE). Ex-Membro do Laboratório de Neurociência Cognitiva - LNeC da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ex-Integrante do Grupo de Pesquisa em Neurociência e Neuropsicologia (GPeNN) e do Laboratório de Avaliação Neurocientífica, Cognitiva e Comportamental (LANCCom) da Universidade Federal de Alagoas. Ex-Membro do Núcleo de Psicologia Educacional e Escolar de Alagoas (NPEE-AL). Ex-integrante do serviço especializado em Autismo da Associação Pestalozzi de Maceió. Particularmente, tem como foco de estudos: Neurociências, Terapia Cognitivo-Comportamental, Mindfulness e Avaliação Psicológica.

Alanny Nunes de Santana, Federal University of Pernambuco (UFPE), Brazil

Doutoranda em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestra em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2020). Pós-graduanda em Psicopedagogia pela Faculdade Estratego. Psicóloga formada pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG, 2012.2). Aperfeiçoamento em Psicologia Hospitalar e da Saúde pelo Centro Treinamento e Consultoria em Psicologia Hospitalar (CTCPH, 2016). Foi bolsista do programa Jovens Talentos para a Ciência financiado pela CAPES, no período de Agosto de 2013 à Agosto de 2014. Foi bolsista no Programa A Monitoria Acadêmica no CCBS: Contribuindo para a Construção do Conhecimento, no período de 2015 à 2016. Atualmente participa enquanto pesquisadora do Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Inovação Tecnológica - Cognitive Lab (UFCG).

José Maurício Haas Bueno, Federal University of Pernambuco (UFPE), Brazil

Doutor em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco; área de concentração em Avaliação Psicológica. Atualmente é Professor da Universidade Federal de Pernambuco, desenvolvendo suas atividades na Graduação em Psicologia e na Pós-graduação em Psicologia Cognitiva. Realiza, orienta e publica trabalhos em três linhas de investigação científica: 1) Construção, adaptação e investigação das propriedades psicométricas de instrumentos de avaliação psicológica; 2) Avaliação do efeito e das relações das habilidades socioemocionais com outras variáveis, em diversos contextos e situações; e 3) Desenvolvimento, implementação e avaliação de programas de intervenção para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Em todos os casos, a ênfase recai sobre o processamento cognitivo de informações emocionais (inteligência emocional).

Descargas

Publicado

2023-06-01

Número

Sección

Artículos