Corporate Education and Industry 4.0: Strategies for (Re)Qualification of the Workforce

Authors

Abstract

Despite the advancement of Industry 4.0 and the growing demand for a skilled workforce, there is a gap in understanding how corporate education is being operationalized in digital transformation. This research seeks to fill this gap by contextualizing professional training for Industry 4.0. A systematic literature review based on the PRISMA protocol and network analyses supported by the SciMAT software were conducted. The analyzed database covered 49 documents and 68 keywords. It was identified that investing in intellectual capital is a cross-cutting strategy for the operationalization of corporate education through artificial intelligence, virtual reality, simulation, mobile applications, online pedagogical platforms, and social media, as well as partnerships between companies and universities. The findings of this study have the potential to positively impact various audiences, including researchers, human resources professionals, educators, and policymakers.

Keywords: skills, human development, digital technologies.

Author Biographies

Danielli Cossul, University of Santa Cruz do Sul, Brazil

Estagiária de Psicologia Clínica no Serviço Integrado de Saúde - Clínica Escola da Universidade de Santa Cruz do Sul (2022); monitora da disciplina Processos Institucionais na modalidade bolsista PROBAE (2022); bolsista de iniciação científica e tecnológica PROBITI/FAPERGS (2016-2022); estagiária do Laboratório de Práticas Sociais - LAPS (2020); bolsista PIBITI/CNPq (2020-2021); bolsista PUIC/UNISC (2015-2016); membro do Grupo de Pesquisa Sistemas Computacionais de Apoio à Educação desde 2015 e do Grupo de estudos Parentalidades não convencionais em contextos tradicionais do interior do estado do Rio Grande do Sul durante o período 2018-2020. Tem interesse nos temas: psicologia e educação, minorias sexuais, saúde mental e trabalho.

Marcus Vinicius Castro Witczak, University of Santa Cruz do Sul, Brazil

possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009). É professor adjunto do Departamento de Ciências da Saúde e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul, atuando também no Serviço de Reabilitação Física - SRFis e Laboratório de Criatividade. Tem experiência na área de Psicologia Social e do Trabalho, com ênfase em saúde do trabalhador. Participa de grupos de estudos, nos seguintes temas: gerontologia social; inclusão, trabalho e qualidade de vida; mídia e representações sociais. 

Rejane Frozza, University of Santa Cruz do Sul, Brazil

Possui graduação em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Realização de estágio doutoral sanduíche na Université Joseph Fourier (Grenoble/France) de 2001 a 2002. Atualmente é professora adjunta da Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS, no Departamento de Computação e no Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais - Mestrado. Tem experiência na área de Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas Tutores Inteligentes, Agentes Pedagógicos em Sistemas Virtuais de Aprendizagem, Gestão do Conhecimento, Sistemas Multiagentes, Redes Neurais Artificiais, Sistemas Difusos, Sistemas de Raciocínio Baseado em Casos. 

Published

2023-10-01