Educación Corporativa e Industria 4.0: Estrategias para la (Re)calificación de Mano de Obra

Autores/as

Resumen

A pesar del avance de la Industria 4.0 y la creciente demanda de una fuerza laboral calificada, existe una brecha en la comprensión de cómo se está llevando a cabo la Educación Corporativa en la transformación digital. Esta investigación busca llenar esta brecha al contextualizar la formación profesional para la Industria 4.0. Se realizó una revisión sistemática de la literatura basada en el protocolo PRISMA y análisis de redes respaldados por el software SciMAT. La base de datos analizada incluyó 48 artículos en las bases de datos Scopus y Web of Science 22 fueron considerados relevantes para este estudio. Fueron identificadas siete estrategias para la recalificación de profesionales, con la inversión de capital intelectual siendo una estrategia transversal. Las demás estrategias incluyen el uso de inteligencia artificial, realidad virtual, simulación, aplicativos móviles, plataformas pedagógicas online y redes sociales, además de alianzas entre empresas y universidades.   Los hallazgos de este estudio tienen el potencial de impactar positivamente a diversos públicos, incluidos investigadores, profesionales de recursos humanos, educadores y formuladores de políticas.

Palabras Clave: habilidades, desarrollo humano, tecnologías digitales.

Biografía del autor/a

Danielli Cossul, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Brasil

Estagiária de Psicologia Clínica no Serviço Integrado de Saúde - Clínica Escola da Universidade de Santa Cruz do Sul (2022); monitora da disciplina Processos Institucionais na modalidade bolsista PROBAE (2022); bolsista de iniciação científica e tecnológica PROBITI/FAPERGS (2016-2022); estagiária do Laboratório de Práticas Sociais - LAPS (2020); bolsista PIBITI/CNPq (2020-2021); bolsista PUIC/UNISC (2015-2016); membro do Grupo de Pesquisa Sistemas Computacionais de Apoio à Educação desde 2015 e do Grupo de estudos Parentalidades não convencionais em contextos tradicionais do interior do estado do Rio Grande do Sul durante o período 2018-2020. Tem interesse nos temas: psicologia e educação, minorias sexuais, saúde mental e trabalho.

Marcus Vinicius Castro Witczak, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Brasil

possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009). É professor adjunto do Departamento de Ciências da Saúde e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul, atuando também no Serviço de Reabilitação Física - SRFis e Laboratório de Criatividade. Tem experiência na área de Psicologia Social e do Trabalho, com ênfase em saúde do trabalhador. Participa de grupos de estudos, nos seguintes temas: gerontologia social; inclusão, trabalho e qualidade de vida; mídia e representações sociais. 

Rejane Frozza, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Brasil

Possui graduação em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Realização de estágio doutoral sanduíche na Université Joseph Fourier (Grenoble/France) de 2001 a 2002. Atualmente é professora adjunta da Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS, no Departamento de Computação e no Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais - Mestrado. Tem experiência na área de Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas Tutores Inteligentes, Agentes Pedagógicos em Sistemas Virtuais de Aprendizagem, Gestão do Conhecimento, Sistemas Multiagentes, Redes Neurais Artificiais, Sistemas Difusos, Sistemas de Raciocínio Baseado em Casos. 

Publicado

2023-10-01