Sentidos do Trabalho Policial e suas Relações com os Vínculos Organizacionais

Authors

Abstract

This study aimed to analyze the relationship between antecedents of meanings of work, meanings of police work  and organizational bonds in the civil police of a state in southern Brazil. Was applied a survey with 05 scales for the constructs: Antecedents of Meaning; Meaning of Work, Organizational Commitment, Organizational Consent and Organizational Entrenchment, with a sample of 372 respondents, divided into two sub-samples to carry out Exploratory Factor Analysis and Structural Equation Modeling. The theoretical model tested confirmed the literature findings regarding the high relationship between Meaning of Work and Organizational Commitment and verified a moderate relationship between Meaning of Work and Organizational Consent and a weak, but positive, relationship with Organizational Entrenchment. Only Moral Rectitude could be positively related to the Meaning of Work as an antecedent variable.

Author Biographies

Lilian Cristina Schulze, Federal University of Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brazil

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC com período sanduíche no Exterior na Universitat Autónoma de Barcelona - Espanha. Mestre em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2020). Graduada em Psicologia (2002) e especialização em Saúde da Família (2006) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Especialista em Terapia Relacional Sistêmica pelo Familiare Instituto Sistêmico (2006). Trabalha como Psicóloga Policial Civil atuando na Coordenadoria de Valorização Profissional da Gerência de Gestão de Pessoas da Polícia Civil de Santa Catarina, com Avaliação de Desempenho e produtividade, Diagnóstico e Clima Organizacional e Estágio Probatório. Supervisora de estágio em Psicologia do Trabalho e professora colaboradora da Academia de Polícia Civil - ACADEPOL em disciplinas: Abordagem Sociopsicologica da Violencia e do Crime, Psicologia e Politicas Publicas, Integracao e acompanhamento de grupos, Nocoes Sociologicas do Crime e da Violencia, Discussao Critica das Relacoes Humanas no Cotidiano das Guardas Municipais, Criminologia" e Abordagem em Saude Ocupacional. Tem experiencia na área de Psicologia Jurídica, com enfase em Segurança Pública e na área de Psicologia do Trabalho e Gestão de Pessoas.

Ana Paula Grillo Rodrigues, Santa Catarina State University (UDESC), Florianópolis, SC, Brazil

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), Doutorado em Administração Pública pela Universidade Federal da Bahia (2012). Pós Doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina, na área de Liderança.Desde 2005 é professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina na Escola de Administração e Gerência - ESAG. Desde 2015 é professora dos cursos de mestrado da FAED e ESAG nas disciplinas de Psicologia do Trabalho, Subjetividade nas Organizações e Comportamento Organizacional.

Suzana da Rosa Tolfo, Federal University of Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brazil

Professora Titular do Departamento de Psicologia da UFSC. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina,Mestre em Administração (UFSC) e Doutora em Administração (UFRGS). Ministra disciplinas em nível de graduação e de pós-graduação, bem como capacitações na área de Psicologia das Organizações e do Trabalho, com ênfase nos seguintes temas de atuação e de pesquisa: trabalho e subjetividade, gestão de pessoas, qualidade de vida no trabalho, sentidos e significados do trabalho, assédio moral e processos psicossociais. Orienta alunos de mestrado e de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e orientou nos Programas de Pós-Graduação em Administração e em Saúde Mental da UFSC. Foi Chefe de Departamento e Coordenadora do Curso de Psicologia da UFSC e Gestora de Pessoas da mesma Universidade. Foi coordenadora e é membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Processos Psicossociais e de Saúde nas Organizações e no Trabalho e participa do Grupo Trabalho e Saúde do Trabalhador da ANPEPP. Coordena os Seminários Catarinenses de Prevenção ao Assédio Moral no Trabalho, desde 2007, e os Congressos sobre Riscos Psicossociais e Saúde no Trabalho, desde 2017.

Eduardo Henrique de Borba, Santa Catarina State University (UDESC), Florianópolis, SC, Brazil

 

 

Published

2024-12-18

Issue

Section

Empirical Research Reports

Most read articles by the same author(s)