Ações Educacionais e Prevenção da Saúde de Gestores e Equipes: Revisão Sistemática

Autores

  • Beatriz Cintra Storti Universidade de São Paulo (USP), Brasil
  • Fabrício Aparecido Renier Universidade de São Paulo (USP), Brasil
  • Marina Greghi Sticca Universidade de São Paulo (USP), Brasil

Resumo

As elevadas demandas do trabalho de gestores têm os tornado vulneráveis ao adoecimento relacionado ao trabalho. Ações educacionais da área de Treinamento, Desenvolvimento e Educação de pessoas podem beneficiar a saúde mental desses profissionais. Esta revisão sistemática analisou artigos cujas intervenções focaram na prevenção de saúde de gestores e equipes. O estudo seguiu o protocolo PRISMA e treze artigos foram selecionados. Os gestores obtiveram diminuição no estresse, síndrome de burnout, sintomas depressivos, sofrimento psicológico e insônia. Houve aumento na confiança e autoeficácia para conversarem sobre doenças mentais e no reconhecimento de seu papel no emprego e gerenciamento de ações para promover a saúde da equipe. Equipes cujos gestores participaram das intervenções tiveram melhores indicadores de saúde comparados àquelas que não participaram. Conclui-se que ações educacionais são efetivas para prevenção da saúde de gestores e equipes. Sugere-se a realização de mais investigações longitudinais e uso de análises multinível.

Biografia do Autor

Marina Greghi Sticca, Universidade de São Paulo (USP), Brasil

Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto-FFCLRP-USP, docente da área de Psicologia Organizacional e do Trabalho.

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Publicado

2022-04-01

Edição

Seção

Revisão da Literatura