Performance Avaliada pela Satisfação dos Stakeholders e Predita pela Cultura Organizacional
Resumo
Esse estudo propõe a satisfação dos stakeholders como métrica para avaliar a performance geral de uma empresa. A avaliação pode ser realizada usando a Escala de Satisfação dos Stakeholders (ESS) desenvolvida, para esse fim, nesse estudo. Obtida a pontuação da performance geral, surge a questão de como explicá-la. Para responder a esta questão, foi também desenvolvida, nesse estudo, uma escala adicional, a Escala da Cultura para Performance (ECP). Para confirmar a utilidade empírica dessas escalas, este estudo procurou verificar a relação preditiva entre cultura e desempenho organizacional. Participaram no total 1376 adultos trabalhadores em três estudos: 1) evidências de validade para a ESS; 2) evidências de validade para a ECP; 3) relação preditiva da Cultura Organizacional sobre a Satisfação dos Stakeholders. Os resultados mostraram que ambas as escalas são empiricamente viáveis, e o efeito preditivo positivo da cultura organizacional sobre a performance organizacional, medido pela satisfação dos stakeholders, foi corroborado.
Palavras-chave: satisfação dos stakeholders, desempenho organizacional, cultura organizacional.
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