Assédio moral e sua relação com a qualidade de vida no trabalho.

Autores

  • Maria Isabel de Campos Universidade São Francisco
  • Fabián Javier Marín Rueda Universidade São Francisco

Palavras-chave:

assédio, avaliação psicológica, qualidade de vida no trabalho

Resumo

Este estudo teve por objetivo principal encontrar evidências de validade para a Escala Laboral de Assédio Moral, por meio de sua correlação com a Escala de Qualidade de Vida no Trabalho. Participaram 338 trabalhadores de distintas organizações do estado de Sergipe, com idade entre 18 e 61 anos e nível de escolaridade de ensino fundamental completo ou incompleto (34,6%, 117) e ensino médio completo ou incompleto (65,4%, 221). Do total, 56,5% (191) eram mulheres. Como resultados encontraram-se correlações negativas de magnitude fraca entre os fatores das escalas, apontando evidências de validade divergente. A análise de dados de indivíduos que pareciam sofrer assédio moral no trabalho indicou que essa situação prejudica a percepção a respeito da qualidade de vida no trabalho.

Biografia do Autor

Maria Isabel de Campos, Universidade São Francisco

Doutoranda e Mestra em Psicologia pela Universidade São Francisco. Especialista em Psicologia Transpessoal (CESBLU/ALUBRAT). Especialista em Administração Empresarial (IPEP). Bacharel em Ciência da Computação (UNICAMP). Docente em MBA Executivo no IPOG.

Fabián Javier Marín Rueda, Universidade São Francisco

Psicólogo e Doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Bolsista Produtividade do CNPq.

Publicado

2016-10-17

Como Citar

Campos, M. I. de, & Rueda, F. J. M. (2016). Assédio moral e sua relação com a qualidade de vida no trabalho. Avaliação Psicológica, 15(1). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/10925

Edição

Seção

Relato de Pesquisa