Desenvolvimento de uma prova computadorizada de avaliação da ortografia.

Autores

  • Débora Cecilio Fernandes Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Fermino Fernandes Sisto Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

escrita, ortografia, avaliação, reconhecimento de palavras.

Resumo

Este estudo teve como objetivo desenvolver uma versão computadorizada e reduzida da Escala de Avaliação de Reconhecimento de Palavras. A escala foi aplicada inicialmente em 2001, em 338 alunos de segundo ao quinto ano de três escolas do interior de São Paulo, cuja média de idade foi de 8,81 anos (DP=0,42). Em 2013, a versão computadorizada foi aplicada em 269 alunos de segundo ao quinto ano, com média de idade de 8,90 (DP=1,06). Foram eliminados 116 itens, com base no índice de facilidade, níveis de dificuldades redundantes, indicadores de ajuste e dificuldade linguística, originando uma escala de 55 itens. A análise de Rasch evidenciou melhor ajuste e a ANOVA indicou diferenças significativas entre as médias das crianças de segundo ao quinto ano. Os resultados mostraram que a nova versão foi mais discriminativa que o instrumento original e que se ajustou melhor, no entanto outros estudos psicométricos ainda são necessários.

Biografia do Autor

Débora Cecilio Fernandes, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Professor do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Paraná.

Atua na área de Psicologia da Educação, Psicologia Cognitiva, Neuropsicologia, Avaliação, modelo de Rasch. 

Fermino Fernandes Sisto, Universidade Estadual de Campinas

Professor Titular aposentado pela Universidade Estadual de Campinas. 

Atuava na Faculdade de Educação, com temas relacionados à psicologia da educação.

Publicado

2016-10-26

Como Citar

Fernandes, D. C., & Sisto, F. F. (2016). Desenvolvimento de uma prova computadorizada de avaliação da ortografia. Avaliação Psicológica, 15(3). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/11753

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

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