Desenvolvimento de uma prova computadorizada de avaliação da ortografia.
Palavras-chave:
escrita, ortografia, avaliação, reconhecimento de palavras.Resumo
Este estudo teve como objetivo desenvolver uma versão computadorizada e reduzida da Escala de Avaliação de Reconhecimento de Palavras. A escala foi aplicada inicialmente em 2001, em 338 alunos de segundo ao quinto ano de três escolas do interior de São Paulo, cuja média de idade foi de 8,81 anos (DP=0,42). Em 2013, a versão computadorizada foi aplicada em 269 alunos de segundo ao quinto ano, com média de idade de 8,90 (DP=1,06). Foram eliminados 116 itens, com base no índice de facilidade, níveis de dificuldades redundantes, indicadores de ajuste e dificuldade linguística, originando uma escala de 55 itens. A análise de Rasch evidenciou melhor ajuste e a ANOVA indicou diferenças significativas entre as médias das crianças de segundo ao quinto ano. Os resultados mostraram que a nova versão foi mais discriminativa que o instrumento original e que se ajustou melhor, no entanto outros estudos psicométricos ainda são necessários.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.