Indicadores de Validade de uma Medida para Situações Consideradas Difíceis para Psicólogos

Autores

  • ZEIMARA DE ALMEIDA SANTOS R. Mal. Deodoro, 217 - Centro, Niterói - RJ, 24030-060 Telefone: (21) 2138-4942
  • Adriana Benevides Soares Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Maracanã/RJ
  • Luciana Mourão Universidade Salgado de Oliveira

Palavras-chave:

Habilidades Sociais, estudantes universitários, contexto clínico

Resumo

Este estudo objetivou construir um instrumento de Habilidades Sociais para situações interpessoais difíceis no contexto clínico para universitários de Psicologia. A elaboração dos itens baseou-se na literatura e em entrevistas com estagiários da área clínica, tendo passado por uma avaliação de juízes, que resultou uma escala com 36 itens, aplicada a 358 estagiários de Psicologia. O número de fatores foi definido com base na análise paralela e na consistência teórica e utilizou-se rotação oblíqua na análise fatorial exploratória. Os resultados indicaram 20 itens distribuídos em três fatores, a saber: Quebra de regras acordadas; Fuga e Invasão; e Problemas Pessoais Graves. O grau de consistência interna variou de 0,88 a 0,93 e os indicadores psicométricos possibilitam o uso da medida para identificação das situações consideradas difíceis no estágio clínico universitário. O instrumento pode ser útil no desenvolvimento de habilidades nos estudantes e planejamento de carreira de psicólogos clínicos.

Publicado

2019-10-24

Como Citar

SANTOS, Z. D. A., Soares, A. B., & Mourão, L. (2019). Indicadores de Validade de uma Medida para Situações Consideradas Difíceis para Psicólogos. Avaliação Psicológica, 19(3). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/15832

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

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